As inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unicada) – 2º semestre serão abertas nessa segunda-feira, dia 8, e, de acordo com o MEC (Ministério da Educação), são ofertadas 55.771 vagas em 52 instituições públicas de ensino superior. A lista para consulta de universidades já está disponível no site sisu.mec.gov.br/cursos.

Segundo o edital, podem participar do Sisu os estudantes que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e que obtiveram nota acima de zero na redação. É necessário também informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2014.

No entanto, vale ressaltar que essa etapa contará com uma única chamada regular e lista de espera e os candidatos devem ficar atentos ao cronograma (Confira no final da matéria).

As inscrições do Sisu – 2º semestre acontecem de 8 a 10 de junho e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do site sisu.mec.gov.br.

 

Novo aplicativo

Estudantes que buscam vaga em instituições públicas de educação superior por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) têm à disposição mais uma ferramenta para encontrar o curso que pretendem fazer. O MEC lançou o aplicativo Sisu para dispositivos móveis.

Criada pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), a ferramenta, acessível nas plataformas Android e Windows Phone, mostra as vagas disponíveis por curso e instituição, simula a média final com base nas notas do estudante no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e, quando o sistema estiver aberto, fará a atualização diária das notas de corte. Esta é a segunda versão do programa, que na primeira edição de 2015 do Sisu teve 206 mil downloads. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas do Android e do WindowsPhone ou pela página de dispositivos móveis do Sisu.

De acordo com a coordenadoria de projetos de tecnologia da informação para a educação superior do MEC, a ideia de criação do aplicativo decorre do crescente uso de tecnologias móveis para acesso à internet. Cerca de 30% das visitas às páginas dos programas de acesso à educação superior são feitas por tablets e celulares. Além do Sisu, o MEC espera lançar, ainda em 2015, aplicativos de consultas de vagas para o Programa Universidade para Todos (ProUni) e para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). (Com informações do Ministério da Educação)

 

Cronograma Sisu 2015 – 2º semestre

 

– 08/06 a 10/06: Período de inscrições

– 15/06: Resultado da chamada regular

– 15/06 a 26/06: Prazo para participar da Lista de Espera

– 19/06 a 23/06: Matrícula da chamada regular

– 02/07: Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data.

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*