Arquivo/INSA
Foto da Praça Oito de Abril – Local do futuro Parque Hermínio Ometto – O INSA ao fundo

O INSA, Instituto Nossa Auxiliadora, comemora na data de hoje 120 anos de sua fundação. Foi construído em 29 de janeiro de 1895, sob a inspiração dos ensinamentos e do carisma de São João Bosco e Santa Domingas Mazzarello, tendo objetivo o cuidado com a juventude.

Anos antes de sua fundação, em 1895, Bento Lacerta Guimarães (Barão de Araras) havia construído um edifício para a futura Santa Casa da cidade, mas, conhecendo a história de Dom Bosco, resolveu mudar a destinação do prédio. Dessa forma, criavam-se condições estruturais para a chegada das Filhas de Maria Auxiliadora em Araras.

As irmãs são recebidas, pela manhã do dia 29 de janeiro, na estação de trem. Após almoçarem com a família do Barão de Araras, são levadas até o colégio – até então desprovido de todas as primeiras necessidades para um estabelecimento de ensino. As aulas tiveram início no dia 2 de fevereiro, com 22 alunas. Nos meses seguintes, diversas melhorias foram implantadas e teve início a construção da capela. Para a função de diretor espiritual das irmãs e capelão do colégio, foi designado o Padre Alexandre Fia, que realizou a primeira comunhão das alunas. Mais tarde, em 1901, a presença dos padres salesianos seria definitiva, com o Externato São Luiz (Atual Oratório São Luiz e Santuário Sagrado Coração de Jesus).

Arquivo/INSA
A instituição de ensino atualmente

 

Hoje, o corpo docente do INSA continua promovendo uma educação pautada nos valores salesianos, proporcionando a autonomia do educando em seus aspectos cognitivos e espirituais, no desenvolvimento afetivo, social e moral.

Anualmente, dezenas de jovens deixam as salas de aulas, enfrentando e obtendo resultados excelentes nos principais vestibulares do País, abrindo caminhos para seu futuro profissional.

Aos alunos do INSA proporciona-se uma educação à frente de seu tempo, com um ensino voltado para o futuro , adotando-se o material da Rede Salesiana de Escolas, com a gradativa implantação do material didático digital.

São oferecidos os cursos de Educação Infantil, desde Maternal para crianças de dois anos, Ensino Fundamental (1º ao 9º anos) e Ensino Médio com preparação para o vestibular. O corpo docente é preparado e atualizado,tendo, para o Ensino Fundamental e Médio, modernas salas-ambiente com projetor interativo e material de apoio necessário para melhor aproveitamento dos alunos. A Educação Infantil possui um espaço próprio, oferecendo uma metodologia e acompanhamento que possibilitam aos alunos uma aprendizagem prazerosa, lúdica e eficaz, garantindo segurança, qualidade de ensino, alegria e bem-estar.

Pela manhã, os alunos de três a dez anos, podem participar do Projeto Integral, com oficinas diferenciadas e uma programação privilegiada, com atividades que despertam no aluno o protagonismo e uma maior autonomia, possibilitando aos pais uma permanência mais tranquila na sua rotina de trabalho.

Também aos alunos do Ensino Fundamental e Médio são oferecidos os projetos extracurriculares/disciplinas optativas de: teatro, futsal, handbol, voleibol, basquete, corrida, medida saudável, dança, pastoral da juventude estudantil, matemática solidária, produção textual e robótica.

A infraestrutura completa do INSA conta com uma biblioteca moderna e com bom acervo bibliográfico, laboratórios de química, física, biologia e informática, além de um teatro para atender mais de 400 pessoas, uma sala de multimídia com 90 lugares, que funciona como um anfiteatro, quadra esportiva coberta, um espaço moderno onde funciona a cantina escolar, capela e pátios bem cuidados, onde as crianças e jovens convivem harmoniosamente.

Para a prática esportiva, os alunos usufruem de um espaço privilegiado – o CEDINSA – no Parque Santa Cândida, com campo de futebol oficial, quadra coberta e ampla área verde.

Ao longo dos 120 anos de sua fundação, a missão do INSA foi dar continuidade ao sonho de Dom Bosco e de Madre Mazzarello: cuidar das necessidades da juventude, proporcionando ensino e formação humana e cristã.

O carinho e o respeito adquiridos nessa trajetória, com as bênçãos de seus fundadores, certamente continuarão norteando a educação desta e outras futuras gerações.

 

 

Arquivo/INSA
Primeira turma de alunos – 1895
Arquivo/INSA
Grupo de alunas da década de 1930
Arquivo/INSA
Grupo de alunos da pré-escola 1934

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*