Ira! é uma das atrações do Festival Café & Chocolate

A Prefeitura de Araras anunciou a programação completa dos festivais culturais Arraial na Praça e o Festival Café & Chocolate, que acontecem em junho e julho, respectivamente. O evento aconteceu durante café da manhã realizado na manhã de ontem, dia 10, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita.

Lançamento dos festivais culturais aconteceu nesta quarta-feira
Lançamento dos festivais culturais aconteceu nesta quarta-feira

Entre as novidades anunciadas estão shows das bandas Ira! e Bee Gees Alive no Festival Café & Chocolate, que acontece nos dias 17, 18 e 19 de julho, na Praça Barão de Araras. Além disso, a festa traz outras atrações musicais como Taberna Folk, Orquestra de Sopros de Araras Maestro Francisco Paulo Russo, apresentação de Dança Circular – Grupo Toca e show com The Tambourine Men & Special Sauce (Bob Dylan cover).

Após quase 15 anos, a banda Ira! volta à Araras para fazer um show gratuito no dia 18 de julho. A apresentação também marca a volta da banda depois de um recesso de sete anos. O guitarrista Edgard Scandurra e o vocalista Nasi retomaram os ensaios em março e já têm vários shows marcados.

Outra atração do Café & Chocolate será o grupo Bee Gees Alive, que acontece no dia 19 de julho. A banda é o primeiro grupo brasileiro a divulgar e interpretar a obra dos Bee Gees e a incrível semelhança das vozes de seus integrantes com as dos irmãos Gibb fizeram com que o Bee Gees Alive fosse aclamado em 2003, pela crítica especializada internacional, como uma das três melhores bandas-tributo aos Bee Gees em todo o mundo, dividindo este prêmio com a Austrália e o Japão.

 

Arraial na Praça

O Arraial na Praça, que acontece nos dias 19, 20 e 21 de junho, resgata as tradições da música caipira e traz shows de duas duplas que fazem parte da história da música sertaneja: Léo Canhoto e Robertinho e As Galvão.

Além disso, outras atrações típicas estão confirmadas como Quadrilha Fogo na Tuia, Orquestra de Violeiros, Isaak do Acordeon, Associação Cultural Raízes de Araras (Catira e Folia de Reis), Felipe e Marcelo, Coisas do Brasil e Barbosa do Acordeon.

Com mais de 300 músicas gravadas, a dupla As Galvão faz show no dia 21 (domingo). Foi na Rádio Club Marconi, de Paraguaçu Paulista (SP), em 1.947, que Mary, nascida em Ourinhos (SP), e Marilene, em Palmital (SP), começaram artisticamente como as Irmãs Galvão. Na época, elas tinham sete e cinco anos, respectivamente. Incentivadas pelos pais Bertholdo e Maria, e por Mário Pavanelli, elas estrearam em um programa comandado por Sidney Caldini.

Outra atração que irá agradar os fãs da tradicional música caipira é a dupla Léo Canhoto & Robertinho. O show acontece no dia 20 (sábado). Os músicos são chamados de “hippies” da música sertaneja, ou a dupla de “cabelos longos” – slogan criado por eles no fim dos anos 60. Naquela época, as duplas sertanejas usavam chapéus de palha e camisa xadrez, caracterizando dessa forma o homem do campo. Modernizando a música sertaneja, a dupla cantava de cabelos longos, roupas extravagantes, medalhão no pescoço e utilizava instrumentos musicais eletrônicos com guitarra, contrabaixo e bateria. Tais atitudes revolucionaram a música sertaneja na década de 70.

 

Praça de alimentação

A culinária também é destaque nas duas festas. Como em anos anteriores, as bebidas e comidas típicas dos dois festivais serão comercializadas por entidades assistenciais e clubes de serviço, parceiros da Prefeitura, e a renda arrecadada será dividida igualmente entre eles.

De acordo com a Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania, organizadora dos eventos, 26 instituições e clubes irão trabalhar com seus integrantes e voluntários nas duas festas. “É sempre um desafio promover estes dois eventos tradicionais em Araras. Temos uma preocupação muito grande, desde a definição das atrações até o cardápio. Além do resgate da culinária, com comidas e bebidas típicas, é uma enorme satisfação dividir a renda com as entidades ararenses, que são peças importantíssimas neste trabalho”, disse o secretário municipal de Ação Cultural, Marcelo Daniel (Mussa).

“Estes são eventos tradicionais no município de Araras, que contemplam, de fato, a união da família. É uma satisfação enorme ver a praça lotada, ocupada por crianças, adultos e idosos. Sem falar do caráter solidário das festas, já que toda bebida e comida consumidas pelo público contribuem com as atividades desenvolvidas por entidades de Araras”, reforçou o prefeito Nelson Dimas Brambilla (PT – Partido dos Trabalhadore).

A primeira-dama e presidente do Fuss (Fundo Social de Solidariedade), Elaine Brambilla, lembrou também a união dos voluntários que trabalham no evento. “A cada ano, percebemos que a união e a dedicação são ainda maiores. Cada voluntário doa seu tempo para colaborar não só com a entidade da qual faz parte, mas com todas as outras também que atuam em Araras”, acrescentou.

 

Confira a programação dos festivais culturais

Arraial na Praça 2014 – de 19 a 21 de junho

– Dia 19 de junho – Sexta-feira19h30 – Quadrilha Fogo na Tuia

20h30 – Orquestra de Violeiros

22h – Isaak do Acordeon

 

– Dia 20 de junho – Sábado

19h30 – Associação Cultural Raízes de Araras (Catira e Folia de Reis)

20h30 – Léo Canhoto & Robertinho

22h – Felipe e Marcelo

 

– Dia 21 de junho – Domingo

18h – Coisas do Brasil

19h– Barbosa do Acordeon

20h30 – As Galvão

22h – Robson e Matheus

 

4º Festival Café & Chocolate –  de 17 a 19 de julho

– Dia 17 de julho – Sexta-Feira20h30 – Orquestra de Sopros de Araras Maestro Francisco Paulo Russo

 

– Dia 18 de julho – Sábado

19h – Apresentação de Dança Circular – Grupo TOCA

Ira! é uma das atrações do Festival Café & Chocolate
Ira! é uma das atrações do Festival Café & Chocolate

20h – Show – Taberna Folk

21h30 – Show – Banda IRA!

 

– Dia 19 de julho – Domingo

19h – The Tambourine Men & Special Sauce

21h – Bee Gees Alive

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*