Maria Eduarda de Almeida Felipini, Enzo Pietro Lisboa e Vitor Oliveira Octávio de Moraes participam da edição deste ano da Olimpíada

A Escola Estadual Coronel Justiniano Whitaker de Oliveira, que é dirigida atualmente por Fernanda Fontanari, esteve entre as unidades de ensino, inclusive de Araras, que participaram da 20ª OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) 2017.

Justiniano é premiada na Olimpíada Brasileira de Astronomia
Maria Eduarda de Almeida Felipini, Enzo Pietro Lisboa e Vitor Oliveira Octávio de Moraes participam da edição deste ano da Olimpíada

Com alunos das classes inicias do ensino fundamental, a Justiniano se orgulha do resultado de seus estudantes. “Estamos muito contentes. Eles respondem bem às atividades da Olimpíada durante todo o ano”, disse Fernanda ao Opinião.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é um evento nacional realizado nas escolas brasileiras previamente cadastradas desde 1998 pela SAB (Sociedade Astronômica Brasileira).

E os alunos da escola que receberam medalhas este ano foram Ana Júlia Gadelha da Silva, Murilo Rodrigues Marciano, Leonardo Gonçalves Barreto, Alice Gonçalves Souza de Jesus, Lívia de Jesus Brito, Mário Antônio Gomes, Ester Dalgé Pires Bueno, João Vitor Cressoni e Matheus Severino França. Também Brendon Souza da Silva, Theo Joanoni e Luiz Eduardo Germano de Azevedo.

Os alunos Maria Eduarda de Almeida Felipini, Enzo Pietro Lisboa e Vitor Oliveira Octávio de Moraes foram certificados por sua participação no evento.

O que é a OBA

A OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), assim como a MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes) são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente.

Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio, sendo que da MOBFOG também podem participar alunos do ensino superior.

A OBA e a MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo.

Ao final da OBA e da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. E se ganhou medalha, claro, recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados, bem como a unidade de ensino à qual estão vinculados.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*