
A ararense Karen Matieli, corretora há nove anos de seguro animal, participou da audiência pública sobre a “Importância da Subvenção Estadual para Sobrevivência do Agronegócio”, na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), na última quinta-feira, dia 3, com a realização da Sincor (Comissão Técnica de Seguro Rural). O debate foi promovido pelo deputado Luiz Carlos Gondim (Solidariedade).
Segundo Karen, a audiência surgiu de uma conversa de integrantes do Sincor com o deputado estadual e o secretário Estadual de Agricultura Arnaldo Jardim. “Esse foi só o primeiro passo de nossa luta em defesa do agronegócio”, ressaltou.

Na audiência foi destacada a importância da agropecuária brasileira, que gera muitas riquezas, além de ser um campo cheio de oportunidades de investimentos e desenvolvimento, com uma expressiva participação na economia do país. Atualmente o país ocupa a notável posição mundial na produção agroindustrial, com uma estimativa de 25% na formação do PIB brasileiro.
Para que o agronegócio continue nesse patamar, o grupo luta pela subvenção federal, estadual e municipal, que é essencial. Com ela permite-se ao produtor rural o acesso aos seguros agrícola e pecuário e sua consequente universalização, fator que viabiliza a redução do custo de contratação de apólice.
“Existe a necessidade de manter esses trabalhadores agricultores em suas terras. Isso só será possível se eles tiverem o seguro rural para os protegerem das mudanças climáticas e econômicas. Abracei essa causa, porque sou a favor dos agricultores. Eles precisam do apoio do governo federal, estadual e municipal”, destacou Gondim.
Participaram da mesa: Antonio Américo de Aquino, Coordenador da Comissão técnico do SINCOR/SP; Alvaro Bucerroni, Presidente da Eh Seguro e Comissão da SINCOR/SP; Karen Matieli, Comissão SINCOR/SP; Priscila Silvério, Diretora da ASPIPP; Wady José Mourão Cury, Diretor Geral de Agronegócios da Mapfre Seguro; Afonso Adriano Sleujes, presidente da FEBRAPDP; Flávia Maria Sarto de Oliveira, Organização das Cooperativas/SP; Milton Cordoba, representante Secretaria Logística e Transporte; Minoru Mori, Sindicato Rural de Mogi das Cruzes; Roberto Ferrari, secretário Meio Ambiente e de Agricultura de Itatiba/SP; Claudio Silveira Brisolara, chefe do departamento econômico da FAESP. (Com informações da assessoria do deputado)