Cerca de 900 lâmpadas de LED serão instaladas em mais cinco escolas municipais de Araras ainda este ano. Esta é mais uma etapa do projeto que envolve parceria entre a Prefeitura e a concessionária Elektro para o aumento da eficiência energética em prédios públicos. O programa é preconizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e terá essa nova etapa lançada nesta quarta-feira, dia 16, às 9 horas, no Paço Municipal.

A iniciativa envolve principalmente ações de modernização na iluminação, como substituição das calhas de luz e lâmpadas mais econômicas, melhorando a qualidade da iluminação do ambiente e garantindo redução de até 20% no consumo da energia.

Nesta etapa, as unidades beneficiadas serão Emeief Ignácio Zurita Neto (Jardim São João), Emef Prof. Júlio Ridolfo (Jardim São Luiz), Emef Prof. Francisco Salles Nogueira (Jardim São João), Emeief Nelson Bovo Neto (Jardim Alvorada) e Emeief Lions Clube (Parque Industrial).

Tomando como base que o consumo médio de uma residência de até quatro pessoas gira em torno de 172 kWh/mês, com a economia que estes projetos irão proporcionar, ou seja, em torno de 80 MWh/ano, daria para abastecer aproximadamente 465 residências no período de 30 dias. “Estima-se que ao final da implantação dos projetos serão substituídas em torno de 900 lâmpadas. Isto representa uma economia anual aos cofres públicos em torno de R$ 60 mil ao ano só com essas cinco escolas”, argumentou Oswaldo Salviatto Júnior, coordenador  da Ugem (Gestão Energética Municipal).

 

Projeto em outros prédios públicos

Desde sua criação, a Ugem já conseguiu intermediar para Araras, por meio de recursos da Elektro, 16 projetos de Eficiência Energética em prédios públicos: 14 em unidades escolares, um na UPA 24h Elisa Sbrissa Franchozza e um na Câmara Municipal. Os investimentos ultrapassam R$ 350 mil. “Por meio deste instrumento, é possível monitorar o consumo de energia elétrica das repartições municipais e analisar a implicação técnico-econômica dos projetos eficientes levantados durante sua elaboração”, comentou o coordenador.

Além destes projetos de eficiência energética em prédios públicos, destacam-se também os investimentos da concessionária no Projeto Elektro nas Escolas, que contemplou Araras em 2012 e 2015. Já o projeto destinado à população de baixa renda beneficiou, em 2013, mais de 2.700 famílias com troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes – foram distribuídas em torno de 13.760 lâmpadas. Atualmente, a Ugem de Araras é considerada pela Elektro referência entre os 228 municípios de sua área de concessão.

(LN Com informações Secom/PMA).

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*