Mais 300 alunos de Araras receberam ontem, dia 24, certificado de conclusão do Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas e Violência), realizado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura de Araras.
Alunos da E.E. Lions Clube, E.E. Joanita Kammer Martins Pereira e Emef Clotilde Russo receberam os certificados de conclusão em cerimônia realizada no Sayão Futebol Clube com a presença de familiares, amigos, professores, diretores e autoridades do município. O vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti e o secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, João Tranquillo Beraldo, também participaram da solenidade.

O Proerd é realizado pela Polícia Militar desde 2000, em parceria com o Estado, Municípios e instituições de ensino (escolas particulares), e é direcionado a alunos do 5º ano do ensino fundamental de escolas estaduais, municipais e particulares.
Em Araras, o Proerd é desenvolvido pelo policial militar instrutor Jefferson Alex Batista da Costa (cabo PM Alex). Os instrutores são treinados e preparados para transmitir mensagem de valorização à vida, e sobre a importância de manter-se longe das drogas e da violência.
O programa tem duração de três meses e os alunos recebem uma cartilha informativa com uma sequência de assuntos abordados em cada aula sobre drogas ilícitas e lícitas, como cigarro, bebidas alcoólicas, maconha, crack, cocaína, inalantes, entre outros. No final do curso, eles desenvolvem uma redação com os conhecimentos adquiridos durante o Proerd.
Durante a entrega do certificado de conclusão, os alunos prestaram juramento perante os pais, professores, autoridades e comunidade em geral de se manterem afastados e longe das drogas e da violência. Os alunos que se destacaram durante o curso receberam também uma medalha.
A formatura do Proerd ocorre geralmente a cada três meses. Durante o ano, de acordo com a PM de Araras, são capacitados cerca de 1.500 alunos. Em Araras o programa teve início em 2000 e já capacitou mais de 20 mil alunos.
“O Proerd não invalida qualquer outro programa, trabalho ou atividade de prevenção dirigida aos jovens como um todo. A cooperação da sociedade é fundamental para a viabilidade e continuidade do Proerd, visando atender a uma parcela cada vez mais significativa de crianças e adolescentes, criando, dessa forma, uma rede protetora, crescente contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como contra as atitudes que geram violência”, informou o cabo pm Alex.
Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos da América, em 1989.
Atualmente, o programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países. No Brasil, ele chegou em 1992, por meio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros. (Com informações Secom).