Ciclistas de todas as idades participaram do evento-teste Pedala Araras, realizado na manhã do último domingo, dia 3.

Mais de 200 ciclistas de todas as idades participaram do evento-teste Pedala Araras, realizado na manhã do último domingo, dia 3, na região do Ginásio Municipal de Esporte “Nelson Rüegger” e do Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago). A estimativa é dos organizadores – Secretarias Municipais de Planejamento, Gestão e Mobilidade e também Esporte, Lazer e Atividades Motoras que, com apoio do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), reservaram as duas pistas da marginal entre as avenidas Zurita e Washington Luiz e também a rua interna do Lago para o tráfego exclusivo das bikes, das 7h30 às 10h30.

A Banda Só Nata, com o músico Borto e seus companheiros tocou sucessos do rock nacional e internacional para animar os participantes, que ganharam frutas cedidas pelo Atacadão Tonin para reforçar a nutrição e prevenir câimbras, por exemplo. A estrutura de banheiros e bebedouros do Ginásio foi disponibilizada para os participantes.

Ciclistas de todas as idades participaram do evento-teste Pedala Araras, realizado na manhã do último domingo, dia 3.
Ciclistas de todas as idades participaram do evento-teste Pedala Araras, realizado na manhã do último domingo, dia 3.

No entanto, o tempo nublado do início da manhã e a coincidência com outro evento já tradicional na cidade – a 57ª Maratona de Desenho “Hélio Ferreira da Silva”, que ocorria na Praça Barão também no domingo, foram fatores que deram à organização a certeza de que o número de participantes do Pedala Araras ficou dentro da expectativa. “Foi um evento-teste, uma experiência realmente, algo novo que ainda estamos aprendendo a fazer e que pelo resultado inicial, tende a se repetir e melhorar muito”, disse o secretário de Planejamento, arquiteto Fábio Franco, que compareceu de bicicleta ao evento acompanho da esposa e os dois filhos.

O secretário de Esporte, Joilson dos Santos Souza comentou também sobre o número de participantes no evento. “Quando nós começamos a promover corridas pela secretaria, tínhamos um número modesto de participantes, que foi aumentando até hoje contarmos com 400, até 500 atletas. É um processo que evolui”, apontou.

Responsável por levantar na Câmara o debate sobre o uso de bicicletas na cidade, o vereador Breno Cortella (PT – Partido dos Trabalhadores) e a esposa, Bruna, também estiveram no Pedala Araras. “É por aí mesmo, conversando, testando, que se vai encontrando a melhor fórmula de fazer. Uma coisa é certa: os ciclistas querem espaço e cabe ao poder público ter essa abertura para que as coisas evoluam”, afirmou.

 

Pesquisa sobre ciclomobilidade

Durante o evento, a Secretaria de Planejamento fez uma sondagem com os ciclistas sobre suas demandas e sugestões visando tornar o espaço urbano mais amigável às bicicletas. Esse levantamento vai se somar a uma outra pesquisa que será realizada em breve na cidade, para apuração de outros dados sobre ciclomobilidade que apoiarão a formulação de políticas públicas e iniciativas em prol da melhor mobilidade urbana.

Segundo a organização, outras edições do Pedala Araras devem ser agendadas em breve pela Prefeitura. (Com informações da Secom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*