Um casal de araras da espécie canindé será devolvido ao seu habitat natural hoje (27), após passar por reabilitação no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) do Projeto Pró-Arara. Eles serão soltos em uma área monitorada, preservada e certificada pelo Ibama, segundo a Prefeitura, que também integra o projeto e fica na zona rural de Araras.

A soltura acontece a partir das 8h30, quando as equipes devem sair do Cras, que funciona no Parque Municipal “Fabio da Silva Prado” (Lago) e seguir rumo à Área de Soltura, com as aves.

“Esperamos que o casal procrie muito e seus filhotes repovoem nossas matas. Essa espécie é  linda e ainda é o símbolo de nossa cidade”, disse Paulo Eduardo Fuganti, novo diretor do Cras.

Casal de Araras será solto na manhã desta sexta-feira (25)
Casal de Araras será solto na manhã desta sexta-feira (25)

O projeto Pró-Arara, que teve início em 2014, já devolveu à natureza cerca de 400 aves de várias espécies, como tucanos, papagaios e araras.

O Cras é um espaço onde são encaminhadas as aves apreendidas pela Polícia Militar Ambiental e pelo Corpo de Bombeiros, vítimas de tráfico ilegal ou maus tratos. No local, os animais passam por exames e cuidados veterinários, se necessários.

Todas as aves recebidas são tratadas por uma equipe formada por um veterinário, uma bióloga, três cuidadores, além de auxiliares administrativos. Depois deste período de tratamento e reabilitação, as aves são encaminhadas à Área de Soltura e Monitoramento.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*