O que há mais de um ano era problema em Araras, parece não ser mais. As chuvas estão vindo e a intensidade vem surpreendendo a todos, principalmente em relação ao mês de novembro, que em comparação aos últimos anos, já é o mais chuvoso sem sequer ter encerrado seus 30 dias.

De acordo com dados divulgados ao Opinião pelo Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) no mês de novembro desse ano já choveu 208,7 milímetros. Os números foram contabilizados até o último dia 23.
Em comparativo, os números de 2015 chamam a atenção já que no ano passado, durante os 30 dias de novembro, foram contabilizados 143,0mm. Em 2013, no mês 11 choveu 175,6mm.
Em 2012 o comparativo é ainda mais surpreendente, já que nesse período choveu apenas 65,2mm em novembro. Em 2011, último registro enviado à reportagem, a autarquia contabilizou 175,5.
Segundo o presidente do Saema, Felipe Beloto, o mês de novembro desse ano já choveu bem acima da média. “Essas chuvas vêm contribuindo muito com os níveis de nossas barragens, em função também que o rio Mogi tem contribuído com cerca de 75% do abastecimento público de Araras”, disse Beloto.
Ainda conforme informações do Saema, as barragens da cidade estão com 90% da sua capacidade, com exceção da Água Boa que está em torno de 40%.