Mesmo em reforma, a Biblioteca Municipal “Martinico Prado” continua aceitando devoluções de livros – no entanto, quem não devolver o livro dentro do prazo estabelecido no cartão não pagará multa. Os cidadãos são atendidos provisoriamente onde funciona o laboratório de informática da Biblioteca.

O local foi fechado no começo do mês de setembro, para realização de reforma no prédio, que segundo a Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade, deve ser finalizado até o final de outubro. A Biblioteca teve que ser fechada para garantir mais segurança aos cidadãos. Todo o acervo também foi deslocado para um espaço devidamente protegido.
As obras envolvem a substituição do madeiramento e das telhas, além das calhas e rufos, higienização completa, reparos do forro e pintura interna e externa. A empresa responsável pelas obras é a MG Empreiteira e Construtora, que venceu a licitação por R$ 190.883,11.
De acordo com a Secretaria de Planejamento, nesta semana, tiveram início os serviços de higienização do prédio com lavagem das pastilhas da parte externa. Telhas e calhas também já foram trocadas. Nos próximos dias, seguem também os serviços de instalação das telhas de poliuretano – indicadas para locais que demandam isolamento térmico em relação ao ambiente exterior e pintura do novo forro.
Histórico
O local apresentava diversos danos visíveis a quem frequenta e utiliza a Biblioteca, ocasionando riscos também ao acervo do local.
A extensão da obra – troca total de aproximadamente 600 m² de cobertura – é inédita em décadas, já que as intervenções anteriores, tais como as reformas ocorridas no prédio nos últimos anos, contemplaram substituições parciais da cobertura. (Com informações da Secom)