Ricardo Taveiros Brasil, mestre em Psicologia Escolar.

Palestra do renomado professor e mestre em Psicologia Escolar, Ricardo Taveiros Brasil, abre oficialmente a 5ª Semana de Formação Continuada do Sistema Municipal de Ensino de Araras/2015, cujo tema é “Desafios, possibilidades, ações e resultados: foco na aprendizagem”. O evento é promovido anualmente pela Secretaria Municipal de Educação.

A abertura da Semana acontece nesta segunda-feira, dia 20, às 19 horas, no salão social do Sayão Futebol Clube. Cerca de 1,2 mil professores da rede municipal de ensino participarão do evento que se estende até dia 23, ocupando, com várias atividades, também as dependências do Centro Universitário Doutor Hermínio Ometto – Uniararas. Algumas atividades ainda ocorrerão na Emef “Professora Thereza Colette Ometto”.

A palestra de Ricardo Taveiros Brasil terá como tema “A educação escolar e a docência no mundo contemporâneo: desafios e perspectivas”. Em foco, segundo o próprio especialista, “a oportunidade de refletir sobre caminhos e escolhas dos saberes e fazeres em educação na realidade contemporânea antes mesmo de retomar as atividades do 2º semestre do ano letivo. Pode ser uma maneira interessante de rever concepções que orientam nossas práticas e que conferem sentido à relação que estabelecemos com o nosso trabalho. Nesse sentido, nossa proposta para o encontro com educadoras e educadores do município de Araras consiste em apresentar algumas questões que têm mobilizado o pensamento educacional da nossa época, visando à superação dos desafios que se impõem e a abertura de perspectivas emancipatórias em educação”, adiantou.

 

42 oficinas por dia, 126 no total

Segundo Luíza Helena Viana, coordenadora de Formação Continuada e Apoio Técnico Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, as atividades da Semana prosseguem com 42 oficinas pedagógicas por dia, totalizando 126 oficinas, com oportunidades para o debate teórico e dinâmicas sobre a prática docente.

Já o encerramento, conforme Luíza Helena, será em cada unidade escolar. “Para que a equipe gestora de cada escola, justamente com seus docentes, realize um balanço do primeiro semestre e, a partir dessa reflexão, construam um Plano de Ação para o segundo semestre de 2015, visando a qualidade e melhoria do ensino municipal”, descreveu ela.

Para a secretária municipal de Educação, Elizabeth Cilindri, o esforço da pasta para oferecer aos professores uma semana com atividades de qualidade é parte do compromisso assumido com os próprios educadores municipais. “Mais do que precisarem dessa formação continuada bem feita, eles têm direito a isso, pois, com essas atividades, ganham ainda mais recursos para prosseguir melhorando seu desempenho em sala de aula. O bom professor jamais para de aprender. E é nosso dever oferecer oportunidades como essa”, diz ela.

Já para o prefeito Nelson Dimas Brambilla, essas oportunidades dão aos professores municipais de Araras a chance de melhorar inclusive seus rendimentos, uma vez que o IVPE (Índice de Valorização do Profissional de Educação), instituído em 2013 como forma de reconhecer financeiramente o engajamento dos docentes, usa como critério também a participação dos professores em atividades de formação continuada. “Ao bem aproveitarem esses eventos, eles cumprem um dos pré-requisitos para receberem o IVPE e ainda se aprimoram, podendo ensinar com ainda mais eficiência seus alunos, o que deve levá-los a obterem melhores notas também nas provas aplicadas ao longo do ano. É bom para todos os envolvidos”, disse.

 

Quem é Ricardo Taveiros Brasil?

Graduado em Psicologia pela USJT (Universidade São Judas Tadeu) e mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento

Ricardo Taveiros Brasil, mestre em Psicologia Escolar.
Ricardo Taveiros Brasil, mestre em Psicologia Escolar.

Humano pelo Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo), Ricardo Taveiros Brasil é também membro do Grupo Interinstitucional Queixa Escolar e do Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

Na Maestro Assessoria Educacional atua como Coordenador de Projetos Pedagógicos. Desde o período da graduação, dedica-se à pesquisa da relação entre psicologia e educação escolar, estudando e atuando principalmente sobre os seguintes temas: relação professor-aluno, relação escola-família, formação em psicologia, planejamento de estudos, promoção de saúde nas escolas, atendimento psicológico às queixas escolares em interlocução com instituições das redes pública e particular de ensino e referenciais teórico-críticos em psicologia escolar. (Com informações da Secom)

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