Ao fim do evento, o GM Reinaldo Benites (primeiro da direita para a esquerda), coordenador da Ronda Rural foi homenageado pelas autoridades e colegas por ter sido escolhido o GM do Ano

Uma minuta do Estatuto e Plano de Carreira da Guarda Municipal de Araras foi entregue ontem, dia 4, ao prefeito Nelson Dimas Brambilla (PT-Partido dos Trabalhadores), durante solenidade de comemoração dos 48 anos da corporação. A entrega foi feita pelo secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, João Tranquilo Beraldo (General).

Ao fim do evento, o GM Reinaldo Benites (primeiro da direita para a esquerda), coordenador da Ronda Rural foi homenageado pelas autoridades e colegas por ter sido escolhido o GM do Ano
Ao fim do evento, o GM Reinaldo Benites (primeiro da direita para a esquerda), coordenador da Ronda Rural foi homenageado pelas autoridades e colegas por ter sido escolhido o GM do Ano

Segundo Beraldo, a entrega da minuta do Estatuto representa um passo importante para que a administração municipal promova as últimas deliberações e discussões para ajustes necessários e que viabilizarão o envio à Câmara Municipal de Araras. “Ano passado nós prometemos agilizar esse documento. Aqui está ele, pendente de muito pouco ajuste para poder ser analisado pelo Legislativo. É um ato de respeito para com a nossa GM”, afirmou.

Beraldo disse que entre as características do texto, que passou por vários debates com os GMs, mas ainda poderá ser discutido, está a correção do que ele chamou de injustiças especialmente para com os que estão na base da estrutura da corporação. “Antigamente a ascensão na carreira do guarda era rápida. Da base ao topo, em torno de dez anos. Depois, em 2004, houve o congelamento dessa ascensão, com a retirada de diversos itens de progressão, prejudicando sobretudo os da base. É isso que estamos buscando corrigir. Dando, também, parâmetros mais claros e justos para que todos tenham oportunidade de ascender na carreira”, afirmou.

Realizada na própria sede da Secretaria, a solenidade contou com a participação da presidente da Câmara, Magda Celidório (PSDC – Partido Social Democrata Cristão), do vereador Breno Cortella (PT), do vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti (PSDC), dos delegados Francisco Paulo Oliveira Lima e Tabajara Zuliani dos Santos, do ex-delegado titular de Araras Sydney Sully Urbach e do tenente Costa Pereira, da Polícia Militar de Araras, entre outras autoridades.

 

Reconhecimento das demais forças de segurança

Em seu discurso falando em nome da Polícia Civil local, o delegado Tabajara não poupou elogios à GM local. “Sou entusiasta do trabalho de vocês. Acho que são a polícia do futuro e hoje, no presente, realmente ombreando conosco e com a Polícia Militar em prol da segurança pública. Defendo que além do Estatuto e das melhorias que vem recebendo, com mais estrutura, cursos, etc, as guardas municipais também tenham sua doutrina, ao menos regionalizada, padronizando procedimentos para um trabalho ainda melhor”, declarou.

O tenente Costa Pereira, da PM, também foi na mesma linha. “Só temos que reconhecer e parabenizar o trabalho da Guarda, pois soma conosco e com as demais forças, tanto que os resultados da criminalidade do município comprovam isso. Com o apoio da Guarda Municipal podemos ter uma cidade mais segura”, disse.

A solenidade foi realizada na própria sede da Secretaria de Segurança Pública e Civil de Araras
A solenidade foi realizada na própria sede da Secretaria de Segurança Pública e Civil de Araras

A presidente da Câmara, Magda Celidório parabenizou os guardas pelas conquistas mais recentes. “Não só esse Estatuto que ainda vai ser analisado e que tenho certeza, a Câmara vai saber estudar muito bem. Mas pelas novas viaturas, cursos, armamento, concurso com a contratação de mais guardas. Vocês merecem isso e muito mais pois a cidade conta demais com vocês”, afirmou.

O vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti enfatizou que a Guarda Municipal de Araras evoluiu nos últimos anos com investimentos que o município fez mesmo com dificuldades. “Lembro que eu era vereador, não faz muito tempo, e um guarda amigo meu disse que quando perseguia bandido, não ousava utilizar sua arma, pois não sabia se ela ia de fato disparar, de tão antiga. Era um exemplo da falta de apoio da administração a uma corporação tão importante”, relembrou.

Já o prefeito Brambilla fez questão de assumir o compromisso com o envio em breve do Estatuto para o Legislativo. “Eu sempre cobrei esse documento, pois acho realmente que é ele que trará a motivação que falta para muitos de vocês. E vocês tem que trabalhar motivados, sabendo que ao cumprir os preceitos desse estatuto, terão o devido reconhecimento. Vamos trabalhar para que ele vá o mais rápido possível para o Legislativo”, afirmou. “Saibam que como prefeito tenho muita gratidão em relação a vocês e sempre buscaremos investir tudo o que for possível para que seu trabalho pela população seja cada vez melhor”, completou.

O prefeito fez também um alerta aos guardas. “Sejam acolhedores, busquem ajuda se precisarem, para terem com a população sempre o melhor diálogo. Vocês sabem que hoje em dia, se um de vocês por ventura extrapola no trato com o cidadão, pode colocar em questão todo o trabalho de quase 200 gms. Vivemos na era da informação instantânea, muitas pessoas não hesitam, por exemplo, em colocar em redes sociais declarações ofensivas generalizadas, que uma Guarda Municipal com a história e a conduta da nossa não merecem. Nós estamos aqui para ver tudo isso com olhar crítico e jamais generalizar, valorizando vocês como tem que ser valorizados”, concluiu.

Ao fim do evento, o GM Reinaldo Benites, coordenador da Ronda Rural foi homenageado pelas autoridades e colegas por ter sido escolhido o GM do Ano.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*