Mais de 6 mil fieis participaram da missa de Corpus Christi realizada nesta quinta-feira, dia 4, no Ginásio de Esportes “Nelson Ruegger”, transmitida ao vido pela rede Opinião. A informação é do reitor da Basílica Nossa Senhora do Patrocínio, padre Carlos Alberto da Rocha.

Como acontece tradicionalmente os fieis confeccionaram om grandes tapetes coloridos que formavam desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice. O trabalho dos católicos para decorar as ruas por onde a procissão passou começou na madrugada, cerca de 3 horas.
O Corpus Christi é uma reafirmação da fé cristã, a expressão latina significa corpo de Cristo – é um evento baseado em tradições católicas, realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.
A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia. No Brasil essa tradição foi ampliada, atingindo inclusive comunidades, bairros e até colégios.
Para confeccionar esses tapetes especialmente feitos para a festa de Corpus Christi, são utilizados diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.