Mais de 6 mil fieis participaram da missa de Corpus Christi realizada nesta quinta-feira, dia 4, no Ginásio de Esportes “Nelson Ruegger”, transmitida ao vido pela rede Opinião. A informação é do reitor da Basílica Nossa Senhora do Patrocínio, padre Carlos Alberto da Rocha.

Tapetes decorados no percurso da procissão
Tapetes decorados no percurso da procissão

Como acontece tradicionalmente os fieis confeccionaram om grandes tapetes coloridos que formavam desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice. O trabalho dos católicos para decorar as ruas por onde a procissão passou começou na madrugada, cerca de 3 horas.

O Corpus Christi é uma reafirmação da fé cristã, a expressão latina significa corpo de Cristo – é um evento baseado em tradições católicas, realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.

A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia. No Brasil essa tradição foi ampliada, atingindo inclusive comunidades, bairros e até colégios.

Para confeccionar esses tapetes especialmente feitos para a festa de Corpus Christi, são utilizados diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*