Basílica Nossa Senhora do Patrocínio, realizará essa cerimônia, em três horários diferentes

A Quarta-feira de Cinzas é celebrada sempre após o Carnaval. Sua marca religiosa é iniciar a Quaresma, o período, para os cristãos ocidentais, de 40 dias, antecedentes da Páscoa, em que Jesus passou no deserto.

Em Araras, a Basílica Nossa Senhora do Patrocínio, realizará essa cerimônia, em três horários diferentes, sendo às 7 e as 11h30 da manhã e às 19h30 da noite.

Nesta data, os fiéis são abençoados com cinzas providas da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior e misturadas com água benta.

O padre que preside a cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada participante, dizendo a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho” ou “Lembra-te que do pó viestes e ao pó, hás de retornar”, como um símbolo para a reflexão sobre a mudança de vida, a transitória passagem mundana e a fragilidade da vida humana.

Para o Catolicismo Romano é um dia de abstinência e jejum, geralmente de carne vermelha, em ato de humildade. Essa tradição já existe há muitos anos e tem como objetivo principal, fazer com que os fiéis entendam o significado do sacrifício de Jesus.

De acordo com a lei federal, a Quarta-feira de Cinzas não é um feriado oficial. No entanto, cabe a cada município decidir o que for melhor para os munícipes e levar em consideração as tradições da cidade.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*