SECOM ARARAS

 O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), em parceria com entidades protetoras de animais de Araras, realiza o 8º mutirão para castração de cães e gatos. A ação acontece neste sábado, dia 27, das 9h às 17h, na Emef Professora Adalgisa P. B. Franzini, no Parque Dom Pedro.

Na ocasião, uma equipe do CCZ e voluntários dos grupos vão cadastrar os moradores da região que têm interesse em esterilizar seu animal de estimação gratuitamente pelo programa de castração da Secretaria Municipal de Saúde. Além de xerox do RG, CIC e comprovante de residência, o cidadão também deve levar o animal a ser castrado para avaliação veterinária que será realizada no local.

De janeiro a abril deste ano, segundo balanço da Secretaria de Saúde, o CCZ e as três clínicas veterinárias credenciadas com a Prefeitura de Araras realizaram 839 castrações gratuitas em cães e gatos. De acordo com o levantamento, apresentado em audiência pública, foram 536 cães e 303 gatos esterilizados.

As clínicas responsáveis pelas castrações são Saúde Animal (Jardim Copacabana – veterinário responsável Mateus E.B. Silva); Bicho Mimado (José Ometto – veterinária responsável Larissa C.Carrocini); e Animales (Centro – veterinário responsável Marcelo Quintiliano). “Nosso foco é diminuir o número de animais de rua, evitando, assim, problemas de saúde pública e acidentes. Um animal deixado a sua sorte, na rua, pode transmitir até 200 doenças para os seres humanos”, alerta o veterinário e diretor do CCZ, Anderson Dellai Mathiesen.

As castrações são feitas gratuitamente pelas clínicas selecionadas por meio de edital público. Ao todo, são 1.200 castrações, que estão sendo realizadas conforme a necessidade da Secretaria da Saúde.

Mais informações podem ser obtidas no Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Estrada Luiz Segundo D’Alessandri, na zona leste. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 12h às 16h; e o telefone, 3544-4413.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*