Espaço para lactantes reforça a importância do aleitamento materno após o término da licença-maternidade

Detalhes da sala de amamentação da Nestlé em Araras
Detalhes da sala de amamentação da Nestlé em Araras

Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, a Nestlé inaugura em sua unidade fabril na cidade de Araras (SP), primeira fábrica da multinacional no Brasil, sendo instalada em 1921, a Sala de Apoio à Amamentação. O espaço, reservado às colaboradoras da companhia que retornam de licença-maternidade, busca facilitar a continuidade do aleitamento, que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), deve ser exclusiva até o sexto mês da criança, sendo recomendada a manutenção até os dois anos de idade ou mais, juntamente com a complementação de outros alimentos.

Nestlé 1Com o compromisso de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável, a Nestlé foi pioneira no Brasil na implantação da licença- maternidade de seis meses em sua operação no Brasil. Globalmente a companhia já inaugurou espaços semelhantes em outros países, como Suíça, Portugal, Grécia e Bélgica.

Estrutura e orientação para as mamães

O novo espaço possui estrutura completa para receber as mães e é equipado com poltrona, mesa de apoio, bombas elétricas para a extração do leite, freezer e geladeira para armazenamento do material recolhido, pia para higiene e toucas descartáveis. Enfermeiras estarão sempre à disposição para auxiliar. A sala segue o padrão definido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Saúde.

As colaboradoras em fase de lactação receberão orientação completa sobre a importância do aleitamento materno e instruções sobre armazenamento correto do leite retirado e os procedimentos para a extração. Elas receberão também um kit com uma cartilha informativa, um kit de coleta, frascos para armazenamento e bolsa térmica para preservar o leite congelado no trajeto da empresa para casa. Para as futuras mães, a orientação começará ainda durante a gravidez.

Compromisso – A Nestlé, em consonância com a Organização Mundial da Saúde (OMS), com a Sociedade Brasileira de Pediatria e órgãos competentes, apoia plenamente a amamentação exclusiva até os seis (06) meses de idade e incentiva o aleitamento materno até dois anos de idade ou mais, juntamente com a complementação de outros alimentos. Como resultado de suas políticas e procedimentos rigorosos em relação à produção e comercialização de fórmulas infantis, a Nestlé foi a primeira fabricante de alimentos infantis no mundo a ser incluída no índice de investimento responsável FTSE4Good Index Series, que avalia a sustentabilidade das empresas e mede o investimento responsável, definindo critérios rigorosos sobre a comercialização de substitutos do leite materno. Além disso, a empresa figura na primeira colocação no sub-ranking piloto mais recente do Índice de Acesso à Nutrição (ATNI) de marketing e políticas globais para substitutos do leite materno dos fabricantes de substitutos do leite materno.

1º Seminário de Amamentação de Araras prossegue amanhã (9)

Teve início ontem (7) o 1º Seminário de Amamentação de Araras, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde. O cronograma conta com trocas de experiências, trabalhos de conscientização, incentivos à amamentação, entre outras atividades sobre o tema. A abertura do Seminário ocorreu na Casa da Memória de Araras “Pedro Pessotto Filho”, às 8h, ontem, com a palestra “Amamentação – A arte de gerar Saúde”, destinada aos profissionais da saúde e prossegue nesta quarta-feira (9), indo até sexta-feira (11).

  • Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3541-7789 ou 3541-7234.

Confira a programação da semana

Quarta-feira (9 de agosto) – Praça Barão de Araras

8h às 16h: Trabalho de conscientização da amamentação através de orientação, entrega de folders e simulação realística e lúdica com mama gigante.

Quinta-feira (10 de agosto) – Praça Jorge Assumpção (José Ometto I)

8h às 16h: Trabalho de conscientização da amamentação através de orientação, entrega de folders e simulação realística e lúdica com mama gigante.

Segunda-feira (7 de agosto) a Sexta-feira (11 de agosto) – Unidades de Saúde de Araras

Ações de incentivo à amamentação (grupos de gestantes, roda de conversa, palestra em sala de espera com a comunidade)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*