Padres das paróquias de Araras durante as celebrações eucarísticas
Padres das paróquias de Araras durante as celebrações eucarísticas
Padres das paróquias de Araras durante as celebrações eucarísticas

Atividades religiosas marcaram o feriado municipal em homenagem ao Dia da Padroeira de Araras e aos 155 anos de fundação da cidade. A programação especial começou com alvorada festiva às 6 horas, na Basílica Nossa Senhora do Patrocínio, seguida de laudes e missa solene. Na sequência todos puderam desfrutar de um delicioso café da manhã em frente à Basílica preparado com carinho pelos festeiros e voluntários. Às 10 horas houve missa concelebrada pelos padres da cidade. Às 16 horas missa solene seguida de procissão por ruas da região central e coroação de Nossa Senhora. Quermesse e apresentação da Corporação Musical Maestro Francisco Paulo Russo concluíram as festividades.

Fundação de Araras

Nossa Senhora do Patrocínio, Padroeira do município de Araras, durante procissão pelas ruas centrais da cidade
Nossa Senhora do Patrocínio, Padroeira do município de Araras, durante procissão pelas ruas centrais da cidade

O dia 15 de agosto, feriado municipal, comemora o aniversário de fundação da cidade, que coincide com a inauguração da capela dedicada a Nossa Senhora do Patrocínio das Araras, em 1862. O primeiro registro do povoado foi em 1818, através de uma sesmaria de légua e meia, formada pelas bacias hidrográficas do rio Mogi, Ribeirão Itapura e Ribeirão das Araras, em terras pertencentes ao município de Limeira. Em 1862 o proprietário da sesmaria erguia a primeira capela de Nossa Senhora do Patrocínio das Araras, rodeada de algumas casas. A inauguração foi em 15 de agosto de 1862, Dia da Padroeira.

Em maio de 1865, os então proprietários da sesmaria, Bento de Lacerda Guimarães (futuro Barão de Araras) e José de Lacerda Guimarães (Barão de Arary) doaram o terreno para o patrimônio da respectiva igreja dedicada a Nossa Senhora do Patrocínio. Em 24 de março de 1871, o povoado de Nossa Senhora do Patrocínio foi elevado à categoria de vila, passando a partir daquele momento a constituir um município, que já possuía cinco mil habitantes. A primeira eleição de vereadores foi em 7 de setembro de 1872. O município foi instalado em 7 de janeiro de 1873, com a constituição da 1ª Câmara Municipal e em 2 de abril de 1879 foi elevada à categoria de cidade.

As grandes fazendas de lavoura de café predominavam na cidade e eram responsáveis pelo progresso que surgia na região. Em abril de 1877 os trilhos da Companhia Paulista de Estrada de Ferro eram a principal forma de escoamento da produção agrícola da região, o que acelerou o progresso da cidade. A imigração foi grande influenciadora na formação da população de Araras. Com o ciclo do café, italianos, portugueses, suíços e alemães se incorporaram à vida econômica que vinha sofrendo prejuízo com a falta de mão de obra na lavoura devido à abolição da escravatura.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*