Mais recente operação conjunta foi nesta quinta-feira; um dos pontos foi no cruzamento das ruas Silva Jardim com Santa Cruz, na região central

A Secretaria de Segurança Municipal de Pública e Defesa Civil divulgou um balanço das 411 operações integradas com a Polícia Militar, realizadas no período de janeiro a agosto, na área urbana de Araras.

Mais recente operação conjunta foi nesta quinta-feira; um dos pontos foi no cruzamento das ruas Silva Jardim com Santa Cruz, na região central
Mais recente operação conjunta foi nesta quinta-feira; um dos pontos foi no cruzamento das ruas Silva Jardim com Santa Cruz, na região central

Durante estes meses, as corporações realizaram bloqueios em horários alternados, nos períodos da manhã, tarde, noite e da madrugada, com o objetivo de fiscalização de trânsito, prevenção e repressão ao crime, particularmente aos furtos e roubos de veículos e outros delitos.

Alguns dos números do balanço: quase 15.400 condutores de veículos foram fiscalizados, e destes, cinco foram presos porque eram procurados pela Justiça. Outros 2.819 foram autuados por infrações diversas, 90 Carteiras Nacionais de Habilitação foram recolhidas e 463 condutores foram flagrados dirigindo sem habilitação.

O Secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, João Tranquillo Beraldo, atribui grande importância a estas operações, que segundo ele dão maior sensação de segurança para a sociedade e aumentam a visibilidade das forças de Segurança, contribuindo para a a diminuição de furtos e roubos de veículos, de outros delitos no município e também para a redução de acidentes de trânsito.

Beraldo ainda declarou que estas fiscalizações têm revelado um problema crônico no nosso município, que é a condução de veículos por pessoas não habilitadas. “Lamentavelmente, um elevado número de acidentados no trânsito envolve pessoas não habilitadas”, afirma ele.

Os dados relativos às operações conjuntas realizadas em setembro ainda estão sendo consolidados e serão divulgados em breve.

 

Nova operação na última quinta-feira

E as operações continuam sendo realizadas, a mais recente delas aconteceu nesta quinta-feira, dia 8, abrangendo diversas regiões da cidade, incluindo a região central. Beraldo acompanhou todo o trabalho com o 1º Tenente PM Costa Pereira, o diretor da GM, Jamil Sarraf e o diretor do Demutran Luiz Carlos Bressan, num trabalho em que a Polícia Militar e a Guarda Municipal, das 15 às 23 horas, realizaram bloqueios, em sequência, abrangendo diversos pontos.

Os resultados foram considerados impressionantes pela Secretaria:  349 veículos fiscalizados, sendo que 26 foram recolhidos por estarem conduzidos por pessoas não habilitadas e/ou com o licenciamento vencido; 99 multas foram lavradas por diversas infrações ao CTB, um condutor detido por embriaguez ao volante e mais cinco Boletins de Ocorrência efetuados”, enumera ele.

Ainda conforme Beraldo, por volta das 23h, na Avenida Dona Renata, próximo da saída para a Via Anhanguera, foram flagrados dois menores, um com quinze e outro com dezessete anos, praticando “racha”, pilotando ciclomotores, expondo a própria vida e a de terceiros.

De acordo com o secretário, foi feito o recolhimento dos veículos e a apreensão dos menores, que foram apresentados à autoridade de plantão, na Delegacia de Polícia.

O Secretário também alertou que o Artigo 310 do CTB considera Crime de Trânsito quando pessoas entregam a direção de veículo automotor à pessoa não habilitada, com habilitação cassada ou com o direito de dirigir suspenso, ou ainda, a quem, por seu estado de saúde, física ou mental, ou por embriaguez, não esteja em condições de conduzi-lo com segurança.

“Precisamos melhorar a conscientização de cada um, respeitando a sinalização e os limites de velocidade para termos mais segurança. Comportamento no trânsito deve ser pautado pela cortesia e não por disputas irracionais”, finaliza. (Com informações Secom).

 

 

Confira dados relativos a 411 operações conjuntas entre GM e PM de janeiro a agosto:

 

Veículos autuados: 1584

Veículos recolhidos: 1059

Condutores fiscalizados: 15.390, sendo que 5 foram presos por estarem procurados pela Justiça

Condutores autuados: 2819

Carteiras Nacionais de Habilitação recolhidas: 90

Condutores submetidos ao teste de Etilômetro (Bafômetro): 20

Condutores flagrados dirigindo embriagados (Art 306 do CTB): 6

Condutores autuados por conduzirem veículos,sob efeito de álcool: 114 *

* este número inclui fiscalizações realizadas em outras operações da Polícia Militar, denominada Direção Segura.

Condutores flagrados conduzindo veículos sem habilitação: 463

 

Fonte: Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*