Integrantes do conselho reunidos na última segunda-feira, no Centro Cultural

O Comphac (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural) de Araras está com nova formação e seus novos integrantes se reuniram pela primeira vez nesta segunda-feira, dia 20, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita para organizar-se visando os primeiros trabalhos do órgão.

Responsável por propor políticas públicas de preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade, o Comphac também opina sobre projetos de demolição ou alteração de edificações, tombamento de imóveis, bem como em eventuais projetos que alterem determinadas regiões da paisagem urbana que possuem algum valor histórico.

Integrantes do conselho reunidos na última segunda-feira, no Centro Cultural
Integrantes do conselho reunidos na última segunda-feira, no Centro Cultural

A presidente do Conselho, arquiteta Adriana Corsini Menegolli, informou que nesse encontro foram tratados temas como apresentação dos membros, a nomeação do secretário arquiteto Rui Rêgo e a definição de metodologias de trabalho.

Também conforme Adriana, o Comphac criou um canal direto de comunicação com o cidadão, por meio do email comphacararas@gmail.com. “Discutimos também a agenda das reuniões, a elaboração de atas, a criação de uma biblioteca virtual, a definição de um espaço mais adequado aos trabalhos e a guarda do acervo de material físico pertinente ao conselho”, disse ela.

Uma reunião extraordinária deverá ser agendada para breve, visando a catalogação do material físico pertinente ao Comphac.

Em breve, ainda segundo Adriana, o Comphac vai discutir a revisão da legislação vigente, visando inclusive a ampliação do número de integrantes do órgão para maior representatividade de alguns setores. “As conselheiras Marli Klein e Daniela Casadei, bem como o arquiteto e conselheiro Adauto Westin, serão importantes nesse trabalho”, diz.

A presidente do Comphac avalia que o órgão terá papel decisivo em curto prazo, interagindo com outros grupos responsáveis pela revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento de Araras, que está em curso, na elaboração do Plano Municipal de Turismo e em ações como a implantação da Casa da Memória de Araras, no Solar Benedita Nogueira.

Todos os integrantes do Comphac prestam serviço de caráter relevante ao município, isto é, sem remuneração. Por hora, as reuniões ordinárias ocorrerão sempre na terceira segunda-feira de cada mês, às 16h, no próprio Centro Cultural.

 

Confira os novos integrantes do Comphac de Araras

 

Representantes do Poder Executivo Municipal

Adriana Corsini Menegolli

Marli Aparecida Klein

Oscar Emílio Rüegger Neto

 

Representante da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania

Marcelo Daniel

 

Representantes da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Araras

Adauto da Silva Westin

Rui Rêgo

 

Representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) 50ª Subseção Araras

Daniela Cristina Casadei Duarte

 

Representante do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo- Apeoesp

Salete Valentina Nalle de Souza

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*