Novo sistema viário na confluência dos ribeirões das Araras e Furnas recebeu sub-base de asfalto Crédito: Secom/PMA
Novo sistema viário na confluência dos ribeirões das Araras e Furnas recebeu sub-base de asfalto
Crédito: Secom/PMA

O novo desenho viário implantado nas proximidades da confluência entre os ribeirões das Furnas e das Araras já começou a tomar forma. Nas últimas semanas, o novo contorno recebeu o chamado binder, camada asfáltica de ligação que vem logo abaixo da “capa asfáltica”.

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, antes da pavimentação do novo contorno, será feita a realocação de postes de iluminação, para só então o tráfego ser liberado. “Antes de aplicarmos a camada definitiva de asfalto, ou “capa asfáltica”, aguardamos que a Elektro possa desligar a rede de energia para a realocação de postes nas proximidades. A concessionária deve realizar este serviço perto do dia 15 de agosto. Após isso, daremos sequência aos trabalhos que ainda envolvem a demolição do pavimento do antigo contorno e da antiga ponte”, explicou.

Os serviços da última semana ainda incluíram a execução de trecho de passeio público próximo ao novo contorno. O novo sistema viário está sendo implantado em conformidade com o projeto das obras de macrodrenagem urbana do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), que incluem construção de um novo canal e alargamento das calhas dos ribeirões das Araras e das Furnas.

 

Trânsito interditado

Trecho da avenida Milton Severino, próximo à confluência dos Ribeirões das Araras e das Furnas, teve que ser interditado para obras de readequação viária. O acesso às regiões leste e sudeste, tanto no sentido centro/bairro quanto no bairro/centro, terá que ser feito por rotas alternativas, utilizando as Avenidas Loreto ou Melvin Jones.

De acordo com o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), o trecho ficará interditado até que as obras de readequação viária sejam finalizadas – ainda há possibilidade do fechamento de outras vias. No entanto, as outras interdições irão depender do andamento das obras.

A nova ponte construída no trecho, que irá interligar a avenida Milton Severino até o Residencial Samantha, está quase concluída. Com a finalização dela, o fluxo de veículos será redirecionado e as antigas pontes, que ficam no trecho, serão, então, demolidas.

 

Novo desenho viário

O objetivo é garantir mais fluidez no trânsito da região e permitir mais segurança aos motoristas que trafegam pelas três avenidas – Dona Renata (Marginal), Milton Severino e Horácio Krepischi.

A readequação proporcionará um novo desenho ao sistema viário, deixando o trânsito menos truncado. Para isso, o projeto visa à demolição de alguns trechos e pontes para construção de uma grande rotatória. Depois que a obra for concluída, quem trafega pela Marginal passando pela Casa de Retiro Emaús, sentido centro/bairro, por exemplo, poderá fazer a conversão para a Avenida Milton Severino ou acessar o outro lado da Marginal (sentido bairro/centro), sem precisar utilizar a ponte próximo à Casa Krepischi.

Para isso, o projeto incluirá a demolição de duas pontes – uma que passa sobre o Ribeirão das Furnas e outra sobre o Ribeirão das Araras. Para a execução do novo contorno viário, serão demolidos 3,5 mil m² de asfalto, 1,1 mil m² de passeio público e 63,85 m³ de sarjetão. O projeto prevê ainda a remoção de 15 postes de sinalização e limpeza mecanizada.

Todo o sistema de drenagem será readequado e reconstruído, incluindo a instalação de bocas-de-leão.

Após etapa de demolições, serão construídos, conforme o projeto, 1,7 mil m² de pavimento e 1,1 mil m² de novos passeios, além da recuperação de 4,2 mil m² de asfalto e instalação de nova sinalização viária, novo paisagismo com plantio de grama e mudas de quaresmeiras e mais 71 metros de guard rail.

O projeto do novo sistema viário não contará com verbas do PAC e será viabilizado com recursos próprios da Prefeitura de Araras.

(Com informações Secom/PMA).

 

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