A eleição que irá eleger os novos membros do Conselho Tutelar acontece nesse domingo, dia 4, na Escola Estadual Cesário Coimbra, das 8h às 16h. Ao todo, 13 candidatos disputam a eleição. Podem votar maiores de 16 anos, inscritos como eleitores do município de Araras até três meses antes do processo de eleição. A divulgação das campanhas dos candidatos poderá ser feita até amanhã, dia 2.

Pela primeira vez, a eleição acontecerá em data unificada para escolha dos membros, que desta vez terão mandato de quatro anos, respeitando a Resolução nº 170/2014 do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente).

O processo visa o preenchimento de cinco vagas para membros titulares, sendo considerados titulares eleitos os cinco candidatos mais votados – os suplentes são  candidatos classificados a partir do 6º lugar. Não será admitida a composição de chapas; as candidaturas terão que ser individuais. 

O Conselho Tutelar é encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e é composto por cinco membros, escolhidos pela população local para mandato de quatro anos, permitida uma recondução, mediante novo processo de escolha em igualdade de condições com os demais pretendentes.

A remuneração mensal em 2015 é de R$ 2.265,19, valor reajustado anualmente pelo mesmo índice e na mesma data do reajuste geral dos servidores públicos municipais, nos termos da Lei Municipal nº 4.592, de 22 de março de 2013.

Atualmente, o Conselho Tutelar de Araras é composto pelo presidente Marcos Aparecido Bento, pela vice-presidente Tatiane Cristina Bento, pela secretária Célia Regina B. da Silva Pinho, além dos conselheiros Fátima Barbieri e Juciel Paulo Silva. 

O Conselho Tutelar de Araras funciona na Casa dos Conselhos, que fica na Rua Benjamin Constant, 487, Centro. Os telefones são 3544-6956 e 3542-0563.

13 candidatos disputam vagas de membros do Conselho Tutelar

conselho_tutelar_2015 conselho

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*