Formatura dos novos gms aconteceu no último sábado, no Sayão Futebol Clube

A formatura dos novos guardas municipais de Araras aconteceu na manhã do último sábado, dia 30 de maio, no Sayão Futebol Clube. Os 58 gms passam a reforçar a corporação e a segurança da cidade, após concluírem treinamento e capacitação oferecido pela Guarda Municipal.

Ao todo, são 13 mulheres e 45 homens que foram aprovados em concurso público realizado pela Prefeitura e depois em exames físicos, testes de saúde e psicológicos, além de aptidão para a função.

Formatura dos novos gms aconteceu no último sábado, no Sayão Futebol Clube
Formatura dos novos gms aconteceu no último sábado, no Sayão Futebol Clube

As disciplinas do curso preparatório proporcionaram aos guardas um currículo amplo, com conteúdos que valorizam capacidade crítica e criativa do profissional. Ética, cidadania, direitos humanos, segurança pública e defesa social, organização da sociedade, conhecimentos jurídicos, técnicas e procedimentos operacionais, comunicação e tecnologias foram algumas das áreas contempladas na grade da formação.

Durante o treinamento, os novos guardas receberam ainda orientações sobre como se comportar em eventos e solenidades oficiais, além de apresentar normas e condutas destas ocasiões.

Os alunos também tiveram aulas teóricas sobre defesa pessoal, noções sobre direito penal, mediação de conflitos, manejo de armamentos, policiamento no trânsito, conhecimentos sobre rádio comunicações e orientação sobre o manuseio da arma de fogo que é utilizada pela corporação, no caso o revólver calibre 380.

Além disso, os novos guardas municipais participaram de diversas operações de bloqueio, juntamente com a Polícia Militar com o intuito de fiscalizar veículos e pessoas, visando à segurança no trânsito e a prevenção da criminalidade. Para os novos guardas, a fiscalização de trânsito complementa os conhecimentos adquiridos em sala de aula e representa uma preparação para o exercício da função.

“Não basta apenas ser aprovado no concurso público, mas sim estar pronto para servir o cidadão. A missão do guarda municipal é um gesto de cidadania. Legitimem-se perante a sociedade não pelo uso indiscriminado e excessivo da força, mas sim pelo estrito cumprimento do dever legal, pelo crédito, pelo conhecimento adquirido, pela dignidade e pela postura no serviço. É assim que se faz a diferença na sociedade”, salientou o prefeito Nelson Dimas Brambilla, paraninfo da turma, durante o evento.

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil João Tranquillo Beraldo reforçou a importância do papel da GM na segurança da cidade, agindo em conjunto com as Polícia Civil e Militar. “O trabalho requer confiança na competência e nas habilidades deste novo grupo, que foi treinado muito bem. Os novos gms alcançarão uma nova etapa no processo de formação, já que, a partir de agora, ingressarão efetivamente na escala de serviço. Será o pontapé inicial para a profissionalização, para a vivência e para o fundamento da instituição, que está sendo visualizada de forma impactante pela sociedade”, comentou.

Os novos gms cumpriram estágio supervisionado para aprimorar as habilidades essenciais ao exercício da profissão. O efetivo foi distribuído em postos de serviços rigorosamente avaliados e identificados como estratégicos para consolidar todas as técnicas necessárias à rotina de trabalho do Guarda Municipal.

“É com a convicção do dever cumprido que desejo a estes novos guardas, toda a felicidade do mundo na importante profissão que abraçaram. Esta carreira trará grandes oportunidades na vida de vocês, praticando sempre o bem e defendendo os fracos, lutando sempre por aqueles que necessitam de segurança pública e, desta maneira, colaborando com a construção de uma sociedade menos violenta”, disse o diretor do Departamento de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento Wanderlein Geraldo Júnior.

 

Homenagem

A turma dos novos gms leva o nome do capitão Odair Monteiro dos Santos, que comandou a Guarda Municipal de Araras de 1986 a 1989 e foi responsável, entre outros feitos, por incluir gms femininas nos quadros da corporação.

Figura das mais ilustres da cidade, ele agradeceu a homenagem. “Sou de falar pouco e estou muito emocionado com esta lembrança”, disse.

O capitão recebeu um distintivo da GM do prefeito Brambilla e um boné da corporação, entregue pelo secretário Beraldo, e ainda saudou a bandeira nacional, com palavras que emocionaram a plateia.

Para homenageá-lo, os gms cantaram a canção da FEB (Força Expedicionária Brasileira), a qual Odair também integrou.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*