A formatura dos novos guardas municipais de Araras aconteceu na manhã do último sábado, dia 30 de maio, no Sayão Futebol Clube. Os 58 gms passam a reforçar a corporação e a segurança da cidade, após concluírem treinamento e capacitação oferecido pela Guarda Municipal.
Ao todo, são 13 mulheres e 45 homens que foram aprovados em concurso público realizado pela Prefeitura e depois em exames físicos, testes de saúde e psicológicos, além de aptidão para a função.

As disciplinas do curso preparatório proporcionaram aos guardas um currículo amplo, com conteúdos que valorizam capacidade crítica e criativa do profissional. Ética, cidadania, direitos humanos, segurança pública e defesa social, organização da sociedade, conhecimentos jurídicos, técnicas e procedimentos operacionais, comunicação e tecnologias foram algumas das áreas contempladas na grade da formação.
Durante o treinamento, os novos guardas receberam ainda orientações sobre como se comportar em eventos e solenidades oficiais, além de apresentar normas e condutas destas ocasiões.
Os alunos também tiveram aulas teóricas sobre defesa pessoal, noções sobre direito penal, mediação de conflitos, manejo de armamentos, policiamento no trânsito, conhecimentos sobre rádio comunicações e orientação sobre o manuseio da arma de fogo que é utilizada pela corporação, no caso o revólver calibre 380.
Além disso, os novos guardas municipais participaram de diversas operações de bloqueio, juntamente com a Polícia Militar com o intuito de fiscalizar veículos e pessoas, visando à segurança no trânsito e a prevenção da criminalidade. Para os novos guardas, a fiscalização de trânsito complementa os conhecimentos adquiridos em sala de aula e representa uma preparação para o exercício da função.
“Não basta apenas ser aprovado no concurso público, mas sim estar pronto para servir o cidadão. A missão do guarda municipal é um gesto de cidadania. Legitimem-se perante a sociedade não pelo uso indiscriminado e excessivo da força, mas sim pelo estrito cumprimento do dever legal, pelo crédito, pelo conhecimento adquirido, pela dignidade e pela postura no serviço. É assim que se faz a diferença na sociedade”, salientou o prefeito Nelson Dimas Brambilla, paraninfo da turma, durante o evento.
O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil João Tranquillo Beraldo reforçou a importância do papel da GM na segurança da cidade, agindo em conjunto com as Polícia Civil e Militar. “O trabalho requer confiança na competência e nas habilidades deste novo grupo, que foi treinado muito bem. Os novos gms alcançarão uma nova etapa no processo de formação, já que, a partir de agora, ingressarão efetivamente na escala de serviço. Será o pontapé inicial para a profissionalização, para a vivência e para o fundamento da instituição, que está sendo visualizada de forma impactante pela sociedade”, comentou.
Os novos gms cumpriram estágio supervisionado para aprimorar as habilidades essenciais ao exercício da profissão. O efetivo foi distribuído em postos de serviços rigorosamente avaliados e identificados como estratégicos para consolidar todas as técnicas necessárias à rotina de trabalho do Guarda Municipal.
“É com a convicção do dever cumprido que desejo a estes novos guardas, toda a felicidade do mundo na importante profissão que abraçaram. Esta carreira trará grandes oportunidades na vida de vocês, praticando sempre o bem e defendendo os fracos, lutando sempre por aqueles que necessitam de segurança pública e, desta maneira, colaborando com a construção de uma sociedade menos violenta”, disse o diretor do Departamento de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento Wanderlein Geraldo Júnior.
Homenagem
A turma dos novos gms leva o nome do capitão Odair Monteiro dos Santos, que comandou a Guarda Municipal de Araras de 1986 a 1989 e foi responsável, entre outros feitos, por incluir gms femininas nos quadros da corporação.
Figura das mais ilustres da cidade, ele agradeceu a homenagem. “Sou de falar pouco e estou muito emocionado com esta lembrança”, disse.
O capitão recebeu um distintivo da GM do prefeito Brambilla e um boné da corporação, entregue pelo secretário Beraldo, e ainda saudou a bandeira nacional, com palavras que emocionaram a plateia.
Para homenageá-lo, os gms cantaram a canção da FEB (Força Expedicionária Brasileira), a qual Odair também integrou.