
As obras de macrodrenagem urbana realizadas por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, avançam no cruzamento das avenidas Prefeito Milton Severino e Dona Renata.
Peças pré-moldadas de concreto que formarão a parede do canal já estão sendo instaladas no local. Com o alargamento, a calha do Ribeirão das Furnas e das Araras deve passar dos atuais 7,5 metros para 15 metros. A obra histórica tem por objetivo evitar enchentes em pontos críticos da cidade nos próximos 30 anos.
Além disso, na nova fase também será feito o alargamento da calha do Ribeirão das Furnas em um trecho de aproximadamente 2,1 km, localizado entre as proximidades do Flat Lagoa Serena até a confluência das Araras. Em alguns pontos, o alargamento pode variar de 9 a 15 metros.

O secretário municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade Urbana Fábio Franco disse que está bastante otimista quanto à execução das obras. “Nesta nova fase, podemos observar que os trabalhos estão adiantados. Estamos fazendo a colocação das peças pré-moldadas de concreto para a parede do canal e avançando bem rápido no alargamento do leito dos ribeirões”, comentou.
O trecho é considerado um dos mais críticos de todo o projeto, principalmente no ponto próximo ao Colégio Coc, alvo recorrente de alagamentos no período de chuvas fortes. As obras foram retomadas após recesso de quase 10 meses, devido à reprogramação do projeto inicial e adequação da obra. Nesta nova fase, a previsão de término das obras é de 18 meses.
O projeto inclui a construção de uma mureta do tipo “New Jersey” ao longo de toda a canalização. As obras de macrodrenagem envolvem, ao todo, a canalização de 1.100 metros do Córrego do Facão (já concluído), a construção de três reservatórios de contenção de águas pluviais, próximo ao Narciso Gomes – obra também já concluída – e a troca de 15 pontes, visando adequá-las às intervenções do PAC 2. (Com informações da Secretaria de Comunicação Social e Institucional)