Palestrante Guilherme Zaniboni (Mestre em Ciência do Movimento) Câmara Municipal realiza 2ª Sessão da Câmara Mirim

O programa “Araras na Medida Certa” contou com a presença do mestre em Ciência do Movimento, Guilherme Zaniboni, que tratou sobre “Obesidade e Exercícios – riscos, benefícios e novos resultados na aplicação” na noite de quarta-feira, dia 21, na Câmara Municipal.

Palestrante Guilherme Zaniboni (Mestre em Ciência do Movimento) Câmara Municipal realiza 2ª Sessão da Câmara Mirim
Palestrante Guilherme Zaniboni (Mestre em Ciência do Movimento)
Câmara Municipal realiza 2ª Sessão da Câmara Mirim

Durante a palestra Guilherme apresentou dados de sua pesquisa de mestrado, o qual mostra resultados excelentes sobre o exercício de média e longa duração e baixo impacto para obesos sedentários.

Durante seus estudos, Guilherme avaliou 32 pacientes acima de 120 kg que obtiveram perdas significativas de peso e medida, além do aumento de flexibilidade e capacidade cardiorrespiratória com uma média de três aulas de hidroginástica por semana.

O palestrante ainda apresentou gráficos de diversos estudos sobre o panorama mundial de obesidade, sendo que o Brasil é apontado como um país de crescente nível de obesidade, principalmente entre as mulheres.

Sobre o sedentarismo, Guilherme falou. “O que mais influencia o sedentarismo hoje é o estilo de vida, o meio ambiente e a assistência médica. A genética é o menor fator deles. Mais de 50% dos quadros sedentários estão ligados ao estilo de vida, ao que a pessoa faz durante o dia, durante a noite, antes de trabalhar, por exemplo. Para aqueles que dizem não ter tempo para fazer exercício, hoje existem vários protocolos de treinamentos para fazer em casa, que estimulam e dão outra ideia de qualidade de vida e exercício”.

 

“Araras na Medida Certa”

O programa “Araras na Medida Certa” tem como objetivo incentivar pessoas a adquirir hábitos saudáveis por meio da reeducação alimentar, informar a respeito do valor nutricional dos alimentos e estimular seu consumo, além de promover a assimilação destes conceitos dentro do universo familiar e minimizar os aspectos da atual saúde pública associados a importância da prática de atividades físicas.

O próximo encontro será no dia 18 de novembro, às 19 horas, na Câmara Municipal de Araras. Para participar, os interessados devem comparecer a uma das reuniões para preencher um cadastro, aderindo assim ao programa.

É possível acessar todos os conteúdos do programa no site do Poder Legislativo (www.araras.sp.leg.br) no botão “Araras na Medida Certa” localizado no lado direito da página.

 


Câmara Mirim 

Estudantes do 6º ao 9º ano da rede municipal e estadual participaram da 2ª Legislatura

 

A Câmara Mirim tem por objetivo, promover a interação entre o Legislativo e os estudantes do ensino fundamental. Participaram da atividades os alunos selecionados pelas escolas: Emef “Joel Job Fachini”, E.E. “Ignácio Zurita Júnior”, Emef “Professor Júlio Ridolfo”, Emef “Adalgisa Perim Balestro Franzini”, Emef “Thereza Colette Ometto”, Emef “Antonia Marques Dahmen”, além dos representantes das escolas, a presidente da Casa, vereadora Magda Carbonero Celidorio (PSDC – Partido Social Democrata Cristão) e o vereador Breno Zanoni Cortella (PT – Partido dos Trabalhadores).

Para participar do projeto, os jovens elaboraram uma redação com o tema: “Valorização dos professores pelos seus alunos”, com ideias a serem desenvolvidas pelo município. As redações foram escolhidas pela direção das escolas participantes. A Legislatura tem a duração de um dia e segue o exemplo do programa “Parlamento Jovem” da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e o programa “Plenarinho” da Câmara dos Deputados.

Após assistirem uma palestra sobre a função do Poder Legislativo, os estudantes tomaram posse como vereadores-mirins e em seguida elegeram a Mesa Diretora. A sessão foi conduzida pelos jovens André Henrique Piccagli, eleito presidente, Camilly Albertini, vice-presidente e Miguel Augusto Gonçalves, secretário. Durante a sessão, os vereadores-mirins defenderam suas ideias e proposituras. Os estudantes passaram toda a manhã na sede da Câmara e receberam medalhas de participação.

A Câmara Mirim é de autoria do vereador Breno Zanoni Cortella e foi instituída por meio do Decreto Legislativo nº 8/2014. A proposta tem o objetivo de permitir a compreensão do papel do Poder Legislativo dentro de um contexto social, contribuindo para a formação da cidadania, o aprendizado sobre os poderes e aspectos político-institucionais da sociedade brasileira. Visa ainda ampliar a participação popular e o papel da Câmara de promover a cidadania, englobando os objetivos da Câmara Participativa e da Escola Legislativa de Araras.

Os estudantes selecionados e que compuseram a 2ª Legislatura da Câmara Mirim de Araras foram:
Emef “Professor Joel Job Fachini”
Miguel Augusto Gonçalves
Jullyan Gabrielly Bernardino Santos
Marcelo Vinícius Theodoro
Maria Fernanda Miami Nascimento

E.E. “Ignácio Zurita Júnior”
César Augusto de Castro Vieira
Bianca de Souza Rodrigues
Gabriel Antonio Lima

Emef “Professor Júlio Ridolfo”
Nathália Melissa Mendes Moreira
Camilly Albertini
Amanda Aparecida Araújo
Aristides Rodrigues Neto

Emef “Professora Adalgisa Perim Balestro Franzini”
André Henrique Piccagli
Larissa Santos Silva

Emef “Antonia Marques Dahmen”
Lígia Beatriz da Silva
Guilherme Consolação Dias

Emef “Thereza Colette Ometto”
Mariana Lopes Martins Silva
Douglas Rafael Orzari Rodrigues
Jayne Cotinguiba Neves

 

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*