Os funcionários e vereadores da Câmara também abraçaram a causa da campanha "Outubro Rosa"

A Câmara Municipal de Araras, que aderiu à campanha mundial “Outubro Rosa”, contra o câncer de mama, deu início neste dia 1º de outubro à várias atividades, como ciclo de palestras e debates, exposição “A Mulher e o Câncer de Mama”, em parceria com o Inca (Instituto Nacional do Câncer “José de Alencar Gomes da Silva”), e também inauguração da iluminação cor-de-rosa da fachada da Casa.

Os funcionários e vereadores da Câmara também abraçaram a causa da campanha "Outubro Rosa"
Os funcionários e vereadores da Câmara também abraçaram a causa da campanha “Outubro Rosa”

O ciclo de palestras da campanha “Outubro Rosa” começou nesta quinta-feira com a participação do médico mastologista Gustavo Dahmen, que discorreu sobre o tema câncer de mama e mamografia.

O palestrante falou sobre os sintomas do câncer de mama, o tratamento e prevenção da doença, os fatores de risco, e também sobre a importância da realização do exame de mamografia e do auto-exame. Gustavo também tirou dúvidas do público presente, que participou ativamente da palestra.

O mastologista fez observações a respeito dos sintomas. “O câncer de mama não apresenta muitos sintomas, e a grande maioria das pacientes relatou que não sentia nada. É importante observar se houver secreção transparente ou cor de sangue”, disse.

Participaram deste primeiro dia alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Emeif “Professora Thereza Colette Ometto”, munícipes e mulheres que já superaram a doença e deram seus depoimentos.

A programação segue com palestras que terão a participação voluntária dos médicos Marcelo Montoni (Cirurgião Plástico), André Desuó Bueno de Oliveira (Mastologista), Fábio Veloso Alexandrino (Oncologista) e Rogério Jorge Castro (Oncologista e Hematologista), além dos testemunhos de pacientes que já passaram ou que ainda estão em tratamento.

A vereadora Magda Carbonero Celidorio (PSDC – Partido Social Democrata Cristão), presidente da Câmara Municipal, afirma que a programação do “Outubro Rosa” na Câmara é uma oportunidade para discutir e debater o câncer de mama, assunto este de grande importância para a comunidade. “O nosso objetivo é conscientizar a população para a prevenção e formas de tratamento. Esta será uma ótima oportunidade para a população tirar dúvidas com os profissionais e trocar ideias”, ressalta.

Os eventos do “Outubro Rosa” são uma parceria da Câmara Municipal, Escola Legislativa e Câmara Participativa.

 

Iluminação

Com o início da campanha “Outubro Rosa”, a Câmara Municipal iluminou a fachada do prédio do Legislativo com luzes de led na cor-de-rosa, chamando a atenção dos munícipes que passam pelo local. A iluminação permanecerá durante todo o mês de Outubro.

Adesão

Os funcionários e vereadores da Câmara também abraçaram a causa da campanha “Outubro Rosa”, sendo que todos os funcionários e servidores estão trabalhando com roupas cor-de-rosa ou com um broche com a fita símbolo da Campanha.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*