Entorno do Lago Municipal estará reservado para tráfego exclusivo de bicicletas, neste domingo, dia 4.

O entorno do Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” – o Lago e as imediações do Ginásio Municipal de Esporte “Nelson Rüegger” estarão reservados para o tráfego exclusivo de bicicletas na manhã deste domingo, dia 4, para a realização do Pedala Araras. O evento será um teste para estimular o uso de bicicletas não só para o lazer e o esporte, mas também como alternativa de mobilidade urbana.

Segundo a organização, o fechamento do trânsito para que apenas bicicletas circulem será feito das 7h30 às 10h30. O trânsito estará impedido na rua interna e nas imediações do Lago Municipal para veículos motorizados na rotatória da avenida Zurita e na rotatória da avenida Washington Luiz. Nos dois sentidos, adultos e crianças poderão pedalar à vontade dentro desse intervalo de tempo.

Entorno do Lago Municipal estará reservado para tráfego exclusivo de bicicletas, neste domingo, dia 4.
Entorno do Lago Municipal estará reservado para tráfego exclusivo de bicicletas, neste domingo, dia 4.

Este evento atende um pedido dos ciclistas em reuniões que foram organizadas pelo vereador Breno Cortella (PT – Partido dos Trabalhadores) desde o mês de julho. “Uma das propostas dos participantes foi o fechamento de vias para um circuito de convívio sem veículos automotores, é isso que poderemos avaliar nesse domingo”, explica o vereador.

No entanto, em frente ao Ginásio Municipal de Esporte “Nelson Rüegger”, haverá palco com apresentação musical, tenda com equipes da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Atividades Motoras que darão suporte ao evento.

Os “pedalantes” terão água disponível no local e será distribuído kits com frutas para a nutrição dos participantes. O evento terá apoio do Superatacado Tonin, que fornecerá as frutas que serão distribuídas para os que aderirem ao evento.

O estabelecimento de uma rota para ciclistas aos domingos e dias de baixa atividade comercial é tendência em cidades preocupadas com alternativas sustentáveis para melhoria das condições de mobilidade urbana.

 

Outras cidades

Ações como estas já existem em muitas cidades brasileiras. Na cidade de Campinas o entorno do Lago do Taquaral é fechado até às 15 horas todos os domingos.  Na capital do Estado, diversas vias tem tido esse uso como o Elevado Costa e Silva (Minhocão) e a Avenida Paulista. “Isto é algo que tem crescido no Brasil e em todo o mundo, pois precisamos repensar a ocupação do espaço urbano e fortalecer o uso das bicicletas para diminuir o uso de carros, aumentando o convívio entre as pessoas”, afirma o vereador Breno. (Com informações da assessoria de imprensa do vereador)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*