1º plantio do projeto foi realizado em junho deste ano, em área próxima ao Clube dos Bancários

O Bosque 500 anos irá receber amanhã, dia 26, o plantio de 40 mudas nativas. A iniciativa faz parte do Projeto Araras Mais Verde, que visa mobilizar a comunidade para participar de ações de arborização na cidade. O bosque fica no Jardim Santa Cândida, entre as ruas Júlio Ulson e Nicolau Canônico. A ação acontece às 9 horas.

1º plantio do projeto foi realizado em junho deste ano, em área próxima ao Clube dos Bancários
1º plantio do projeto foi realizado em junho deste ano, em área próxima ao Clube dos Bancários

Serão plantadas 40 mudas de espécies nativas variadas, como ipês branco e amarelo, jequitibá, pau-ferro, jacarandá, jerivá, oiti, entre outras. Este será o segundo o plantio do projeto realizado neste ano. O primeiro aconteceu em junho, em área próximo às avenidas Loreto e José Marques da Silva, em frente ao Clube dos Bancários.

Para incentivar a participação do público, os 50 primeiros participantes que chegarem ao local irão ganhar camisetas do projeto. Além disso, serão distribuídos folders informativos sobre como cuidar das mudas e certificados digitais para cada participante. Técnicos do DMA irão acompanhar a ação, oferecendo as orientações técnicas para o plantio correto e cultivo das mudas.

 

Objetivo

O Projeto Araras Mais Verde tem como objetivos principais realizar plantios em áreas onde há carência de árvores no município; sensibilizar, conscientizar e incentivar a participação popular gerando multiplicadores nas ações de arborização urbana e questões ambientais; e gerar um programa de educação ambiental quanto ao tema arborização urbana que tenha caráter contínuo.

O projeto inclui ainda nesta primeira fase o plantio em mais duas áreas prioritárias: Praça Mário Vieira (Jardim Pedras Preciosas) e Praça Jorge Assumpção (José Ometto 1).

 

Comemorações do Dia da Árvore

O Departamento de Meio Ambiente vem realizando uma série de atividades comemorativas ao Dia da Árvore. A programação contou com inúmeras ações como o Hora Verde, plantio simultâneo de árvores em casa em 70 cidades paulistas, ação intermunicipal com escolas municipais de Araras e Rio Claro com visita ao Centro Pró Arara e plantio na represa Água Boa.

Além disso, até hoje, dia 25, o DMA também está doando mudas nativas para arborização urbana. Elas poderão ser retiradas das 8 às 16 horas, no próprio Departamento.

O Dia da Árvore é comemorado em todo o mundo, mas em datas diferentes. No Brasil é celebrado no dia 21 de setembro, devido à véspera da chegada da Primavera. Este dia está relacionado à cultura indígena, que cultua o respeito e a valorização da árvore, representante direta de nossa imensa riqueza natural.

No dia 21 de março também se comemora o Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta. Essa comemoração aconteceu pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.

 

Cidade das Árvores

Conhecida como a “Cidade das Árvores”, Araras foi pioneira na preservação ambiental no país quando sediou em 1902 a 1ª Festa das Árvores do Brasil.

A festa foi idealizada nos moldes do “Arbor Day”, festa em comemoração às árvores realizada nos Estados Unidos, que promovia discussão, e nesta iniciativa tentava enraizar a consciência ecológica nas crianças, e cultivar no povo o amor pela natureza.

No Brasil, a festa foi idealizada por Alberto Löfgren, João Pedro Cardoso e Coelho Neto. Preocupados desde aquela época com a devastação das árvores, para construção de ferrovias, esses homens lutaram para promover uma campanha em prol à natureza. (Com informações Secom).

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*