O Bosque 500 anos irá receber amanhã, dia 26, o plantio de 40 mudas nativas. A iniciativa faz parte do Projeto Araras Mais Verde, que visa mobilizar a comunidade para participar de ações de arborização na cidade. O bosque fica no Jardim Santa Cândida, entre as ruas Júlio Ulson e Nicolau Canônico. A ação acontece às 9 horas.

Serão plantadas 40 mudas de espécies nativas variadas, como ipês branco e amarelo, jequitibá, pau-ferro, jacarandá, jerivá, oiti, entre outras. Este será o segundo o plantio do projeto realizado neste ano. O primeiro aconteceu em junho, em área próximo às avenidas Loreto e José Marques da Silva, em frente ao Clube dos Bancários.
Para incentivar a participação do público, os 50 primeiros participantes que chegarem ao local irão ganhar camisetas do projeto. Além disso, serão distribuídos folders informativos sobre como cuidar das mudas e certificados digitais para cada participante. Técnicos do DMA irão acompanhar a ação, oferecendo as orientações técnicas para o plantio correto e cultivo das mudas.
Objetivo
O Projeto Araras Mais Verde tem como objetivos principais realizar plantios em áreas onde há carência de árvores no município; sensibilizar, conscientizar e incentivar a participação popular gerando multiplicadores nas ações de arborização urbana e questões ambientais; e gerar um programa de educação ambiental quanto ao tema arborização urbana que tenha caráter contínuo.
O projeto inclui ainda nesta primeira fase o plantio em mais duas áreas prioritárias: Praça Mário Vieira (Jardim Pedras Preciosas) e Praça Jorge Assumpção (José Ometto 1).
Comemorações do Dia da Árvore
O Departamento de Meio Ambiente vem realizando uma série de atividades comemorativas ao Dia da Árvore. A programação contou com inúmeras ações como o Hora Verde, plantio simultâneo de árvores em casa em 70 cidades paulistas, ação intermunicipal com escolas municipais de Araras e Rio Claro com visita ao Centro Pró Arara e plantio na represa Água Boa.
Além disso, até hoje, dia 25, o DMA também está doando mudas nativas para arborização urbana. Elas poderão ser retiradas das 8 às 16 horas, no próprio Departamento.
O Dia da Árvore é comemorado em todo o mundo, mas em datas diferentes. No Brasil é celebrado no dia 21 de setembro, devido à véspera da chegada da Primavera. Este dia está relacionado à cultura indígena, que cultua o respeito e a valorização da árvore, representante direta de nossa imensa riqueza natural.
No dia 21 de março também se comemora o Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta. Essa comemoração aconteceu pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.
Cidade das Árvores
Conhecida como a “Cidade das Árvores”, Araras foi pioneira na preservação ambiental no país quando sediou em 1902 a 1ª Festa das Árvores do Brasil.
A festa foi idealizada nos moldes do “Arbor Day”, festa em comemoração às árvores realizada nos Estados Unidos, que promovia discussão, e nesta iniciativa tentava enraizar a consciência ecológica nas crianças, e cultivar no povo o amor pela natureza.
No Brasil, a festa foi idealizada por Alberto Löfgren, João Pedro Cardoso e Coelho Neto. Preocupados desde aquela época com a devastação das árvores, para construção de ferrovias, esses homens lutaram para promover uma campanha em prol à natureza. (Com informações Secom).