Atividade com alunos da EE Ignácio Zurita Jr. no Calçadão – Praça Monsenhor Quércia promove o incentivo a leitura. Créditos: Maria Rita Zuliani /Opinião.
Atividade com alunos da EE Ignácio Zurita Jr. no Calçadão – Praça Monsenhor Quércia promove o incentivo a leitura.
Créditos: Maria Rita Zuliani /Opinião.

Alunos do sexto e sétimo anos, de 12 a 13 anos, da EE Ignácio Zurita Jr. participaram na tarde da última quarta-feira, dia 24, de uma atividade de incentivo a leitura desenvolvida pelas professoras de língua portuguesa.

A atividade baseou-se na caça de pokémons, que foram coloridos e recortados pelos alunos, pelo Calçadão – Praça Monsenhor Quércia, que fica ao lado da escola. Atrás dos desenhos havia textos fragmentados que contavam a história de algum folclore brasileiro.

Segundo a professora de língua portuguesa, Silvinha, a intenção foi incentivar a leitura de maneira divertida. Os alunos foram divididos em cinco equipes e cada um precisava encontrar o pokémon correspondente a sua equipe. “Pokémon está na moda e os alunos gostam muito. Com a fragmentação dos textos, que estão atrás dos desenhos, eles lerão na sala de leitura e aprenderão o texto de folclore”, contou.

A proposta da atividade é o não uso do celular. Desde a criação dos pokémons, que foram fabricados pelos alunos, a proposta incentivou o uso da criatividade e aprendizado de forma divertida e interativa, já que, os alunos do nono ano foram os monitores dos cinco grupos e foram responsáveis também por tomarem conta dos menores.

 

“Pokémon é uma nova cultura e eles nos trouxeram isso, é uma troca de conhecimento. O propósito é pedagógico, pois a atividade vale nota para a disciplina de língua portuguesa, mas também a intenção é que eles se exercitem, interajam e se divirtam. Esperamos que eles resgatem a vontade de ler”, contou a professora Rose Silvestre.

(Maria Rita Zuliani)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*