Polo da UAB de Araras fica no Centro de Educação Continuada “Professor Dirçon Kammer”, próximo ao Centro Cultural.

O polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil) de Araras informa que estão abertas as inscrições para o mestrado Profletras, que tem como objetivo a capacitação de professores em Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com intuito de contribuir para a melhoria de qualidade do ensino no Brasil. Interessados em participar do processo seletivo devem procurar o polo da UAB, que funciona no Centro de Educação e Formação Continuada Professor Dirçon Kammer, localizado na Avenida Nestlé, 58, próximo ao Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”. Ao todo, são oferecidas 32 vagas em todo o Estado de São Paulo e as inscrições deve ser realizadas até o dia 10 de agosto, no site www.comperve.ufrn.br – cuja taxa de inscrição é de R$ 70.

Polo da UAB de Araras fica no Centro de Educação Continuada “Professor Dirçon Kammer”, próximo ao Centro Cultural.
Polo da UAB de Araras fica no Centro de Educação Continuada “Professor Dirçon Kammer”, próximo ao Centro Cultural.

Para participar do curso, o candidato deve ter formação superior em letras, com habilitação em português, ser professor de língua portuguesa do ensino fundamental (1º ao 9º ano) em escola da rede pública, regularmente admitido e pertencente ao quadro permanente de servidores ou estar ministrando aula de língua também em qualquer ano do ensino fundamental.

O Profletras é um programa de pós-graduação reconhecido pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do Ministério da Educação. Ele tem como objetivo capacitar professores de língua portuguesa para o exercício da docência no ensino fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País.

No Estado de São Paulo, as universidades conveniadas são USP (Universidade de São Paulo – campus Butantã) e Unesp (Universidade Estadual Paulista – campus Assis).

O curso integra os programas oferecidos por meio de parceria entre o Governo Federal e universidades públicas conveniadas que abrange também as áreas da administração pública (ProfiAP), História (ProfHistória), Arte (ProfArtes), matemática (Profmat) e física (Profis).

No entanto, os candidatos deverão cursar as disciplinas e atividades nas universidades conveniadas, ao aderir o programa. Os alunos são obrigados a frequentar as aulas na instituição de ensino superior conveniada.

Os professores de educação básica que lecionam em escolas públicas podem receber bolsas para realizar os cursos de mestrado profissional. Essa iniciativa está formalizada nas portarias nº 289 e nº 478 do Ministério da Educação.

As bolsas são concedidas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e destinada à professores da rede pública da educação básica, regularmente matriculados em cursos de mestrado profissional ofertados pelas instituições de ensino superior, devidamente aprovados pela Capes.

O sistema UAB privilegia a formação dos profissionais da educação básica, mas atende a outras demandas, inclusive a formação dos interessados na área da administração pública.

Mais informações sobre o Profletras e outros cursos oferecidos de forma  gratuita por meio de parceria da Prefeitura com instituições de ensino superior estaduais e federais podem ser obtidas pelo telefone 3547-9696. (Com informações da Secom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*