População pode opinar pela internet para elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos
População pode opinar pela internet para elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos

Os ararenses têm até este sábado, dia 20, para dar opiniões e sugestões sobre o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos (PMGIRS). A versão preliminar do documento está disponível no site da Prefeitura – www.araras.sp.gov.br – e as manifestações devem ser enviadas para o e-mail servicospublicos@araras.sp.gov.br.

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Urbanos e Rurais decidiu ampliar o prazo para incentivar a participação dos cidadãos na construção do plano. “No feriado de Carnaval, muitas pessoas foram viajar e não tiveram tempo para analisar o documento, que é muito importante para definir como será a gestão dos resíduos sólidos para os próximos anos. Peço ao cidadão que participe e nos ajude a construir esse plano juntos, de maneira democrática”, disse Sandra Milaré, secretária de Serviços Públicos.

Uma intensa campanha de divulgação e chamamento do público tem sido feita nas redes sociais com posts informativos, indicando o link que direciona para a versão preliminar do documento.

O plano refere-se ao documento que as cidades brasileiras têm de elaborar para cumprir a Lei Federal nº 12;305/2010, que definiu a política nacional de gestão dos resíduos sólidos – lixo domiciliar, resíduos de saúde, lixo eletrônico, resíduos industriais, entulhos de diversos tipos, etc.

A disponibilização da versão preliminar do plano para consulta pública on-line é parte das ações da Prefeitura para democratizar as informações sobre o documento, bem como para permitir ao cidadão que tenha uma visão geral do texto e contribua com sugestões para aprimorar seu conteúdo.

A elaboração do PMGIRS de Araras vem sendo trabalhada há meses, com auxílio da Engebrax Tecnologia e Saneamento Ambiental, empresa especializada contratada via licitação.

Após a coleta de sugestões via internet, os técnicos que elaboram o PMGIRS e a administração municipal vão analisar o material recebido e preparar a realização de uma audiência pública sobre o documento, ainda sem data definida. (Com informações Secom).

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*