A entrevistada de hoje é versátil, inteligente e contagia a todos com seu brilho e alto-astral. Formada em design de interiores pela Arquitec de Campinas, Solange Vitali Orzari (57), casada com Carlos Alberto Orzari, é mãe de Bruno e das gêmeas Mariana e Amanda. “Meu casamento, o nascimento dos meus filhos que são a razão do meu viver, o casamento do meu filho Bruno com Katiussia e as viagens anuais que fazemos em família são momentos dos mais preciosos”, enfatiza.
“Somos unidos, otimistas e felizes. A vida é curta, o tempo passa velozmente. Já enfrentamos inúmeras adversidades e certamente outras mais virão. Contudo, unidos pela fé e amor conseguimos atravessar as tempestades e manter a alegria em viver”, afirma. Marcantes para ela são também os livros que escreveu, “assim como passar horas criando projetos de design para transformar o sonho dos meus clientes em realidade”.
Solange já integrou a equipe do Opinião quando fez o bem elaborado caderno Turminha de Opinião: “Foi um período de grande aprendizado, com muitas experiências que ficarão marcadas para sempre em minha vida”, comenta. O lado escritora é descrito por ela com o entusiasmo de quem faz tudo com muita dedicação e sempre em busca de uma mensagem que traduza melhor compreensão do mundo.
“Meu primeiro trabalho foi o livro ‘Amanda’. Um livro de autoajuda, onde conto a trajetória de dois anos e meio vivida pela minha família para alcançar a cura de nossa filha que nasceu com má formação no esôfago. Em seguida ‘Ferrovia de Ilusões’, um romance juvenil baseado em minha experiência vivida no Iraque na década de 1980, quando o país estava em guerra com o Irã.
Veio depois ‘60 Doces Anos’ que é um livro institucional onde é narrada a história da Usina São João desde sua fundação até seus 60 anos de existência”.
A experiência no exterior, a convivência com hábitos culturais totalmente diferentes dos seus deixa lições muito enriquecedoras. “Morar no Iraque foi uma experiência única. Convivi com pessoas de todas as partes do mundo que trabalhavam numa obra gigantesca, a ferrovia que cortaria o país todo.
Infelizmente também presenciei os horrores da guerra que considero a maior imbecilidade do ser humano. Foram tantas experiências marcantes que resolvi compartilhar no romance juvenil ‘Ferrovia de Ilusões’”, explica.
A Solange como empresária afirma: “me tornei uma pessoa mais madura”. Exercer o voluntariado como membro do Lions Clube de Araras, para ela, “foi a maior honra. Através das ações solidárias que fazíamos conheci pessoas extraordinárias que foram de grande importância para meu crescimento como ser humano”. Sempre chique, ela lida com o universo do glamour “com simplicidade, valorizando as pessoas e o objetivo dos eventos que participo”.
Por dentro
Um momento feliz – Acordar
Receita de sucesso – Amor
Maior frustração – Desistir
O que tira seu sono – Violência
O que nunca quis fazer e acabou fazendo – Desacreditar
O pior sentimento – Impotência
A maior satisfação – Família
Uma banda ou uma música – Come What May – Moulin Rouge
Uma palavra mágica – Obrigada
Lição que a vida lhe deu – Gratidão
Um hábito para se livrar – Ansiedade
Uma lágrima para – Injustiça
Uma qualidade sua – Honestidade
O que mudaria em si mesma – Perfeccionismo
O que é um bom dia – Praticar o bem
Uma viagem – Iraque
Um livro – Amanda
Um filme – O óleo de Lorenzo
Deus – Esperança
O que você faz só dentro de casa – Descanso
O caminho mais rápido – Oportunismo
Perfume – Chanel Mademoiselle
Saudade – Meus filhos crianças
Uma extravagância – Café

Por fora
Um inimigo respeitável – Preconceito
Que balança seu coração – Crianças e cães
Insubstituíveis – Filhos
Marcantes – Lançamentos dos meus livros
Exemplo – Meu marido Carlos Alberto Orzari
Mal-humorado – Não conheço
Mulher inteligente – Emma Watson
Homem inteligente – Bernardinho
Sábio – Nelson Mandela
O que você só faz fora de casa – Viagens
A personalidade da cidade de Araras – Duse Rüegger Ometto
Capaz de escrever um livro sobre sua vida – Meu marido
Sabe fazer sua cabeça – Filhos Bruno, Mariana e Amanda Vitali Orzari
A companhia perfeita – Família
O lugar preferido em Araras – Lago Municipal
Sinônimo de
Coragem – Viver
Elegância – Educação
Beleza – Sorriso
Sofisticação – Simplicidade
Sensibilidade – Igualdade
Dignidade – Respeito
Bom caráter – Honestidade
Liderança – Exemplo
Talento – Sucesso
Lealdade – Cães

Seu lema de vida
“Pratique o bem, espalhe amor e seja muito feliz!”