Medida faz parte do Plano de Metas estabelecido no início do ano para o enfrentamento da crise hídrica

O prazo para adesão na campanha Seu Hidrômetro na Calçada, do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Araras), termina hoje, dia 16. A medida visa colocar na calçada todos os cavaletes (hidrômetros) instalados, até então, na parte interna dos terrenos das residências.

A iniciativa faz parte do Plano de Metas estabelecido pela autarquia no início do ano para o enfrentamento da crise hídrica da região.

Medida faz parte do Plano de Metas estabelecido no início do ano para o enfrentamento da crise hídrica
Medida faz parte do Plano de Metas estabelecido no início do ano para o enfrentamento da crise hídrica

Já foram feitos 2.577 pedidos para o serviço que consiste na colocação do hidrômetro na calçada gratuitamente, ficando o cidadão isento da tarifa de R$ 366,90.

Cabe ao consumidor a colocação da tampa de ferro na nova caixinha e o conserto da calçadinha, além da realização da ligação da rede do cavalete para a residência – estes serviços são de responsabilidade do cidadão.

Caso o consumidor opte pela instalação do novo modelo de padrão – aquele em que o hidrômetro fica instalado na parede – poderá solicitar o serviço do mesmo jeito. Entretanto, cabe a ele realizar as adequações civis necessárias.

Esse tipo de serviço foi avaliado por meio da nota técnica nº 14/2015 da Ares-PCJ (Agência Reguladora de Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Jundiaí e Capivari), órgão ao qual Araras é consorciada para decisões sobre gestão de água e saneamento.

A Ares PCJ entende que a substituição de interesse direto do prestador, para controle de perdas e faturamento junto dos volumes consumidos, e a isenção da cobrança deste serviço público não encontra óbice técnico e possui sustentabilidade financeira, dado ser um eficiente instrumento de recuperação de receita.

O pedido deve ser feito diretamente na Central de Atendimento do Saema, na Rua José Bonifácio, 645, no Centro, ou no atendimento do CAM Guerino Bertolini, que fica na zona leste. O prazo para a instalação é de até 6 meses, a partir da emissão da ordem de serviço.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*