Durante encontro, prefeito Júnior Franco assinou acordo de cooperação entre o município e a fundação
Durante encontro, prefeito Júnior Franco assinou acordo de cooperação entre o município e a fundação

Na tarde de ontem (8) o prefeito Júnior Franco assinou um acordo de cooperação entre o município e a Fundação de Desenvolvimento Educacional e Cultural do Sistema de Crédito Cooperativo – Fundação Sicredi.

O evento, que aconteceu na sede da UAB (Universidade Aberta do Brasil), contou com a presença da secretária de Educação, Mariana Mani Moura, Aércio Cirilo Zangirolami Júnior, gerente geral da Sicredi em Araras, e Gustavo Nicoletti, gerente regional de desenvolvimento da Sicredi, além dos professores das escolas participantes do Programa.

O acordo assinado tem por objeto a implementação de metodologia de educação cooperativa baseada em projetos para o desenvolvimento de princípios de cooperação e cidadania. O programa acordado, então denominado “União faz a vida”, contempla em 2019 as escolas Emeief Ivan Inácio de Oliveira Zurita, Emei Eduardo Luiz Salmazzo e Emef Professor Leonaldo Zornoff. Serão cerca de 70 professores e 900 alunos atendidos. “Começamos agora com três turmas, esperamos logo podermos ampliar esse Programa com a Sicredi. Tudo aquilo que traz benefícios para o município é importante e merece ser valorizado, ainda mais uma ação deste tipo, que irá beneficiar nossas crianças e adolescentes”, comentou o prefeito Franco.

Evento aconteceu na sede da UAB (Universidade Aberta do Brasil) na manhã desta sexta-feira (8)
Evento aconteceu na sede da UAB (Universidade Aberta do Brasil) na manhã desta sexta-feira (8)

Na ocasião, os professores das escolas contempladas também participaram do primeiro dia de encontro de formação do Programa. Os demais encontros de formação acontecerão até o fim de abril nos estabelecimentos de ensino participantes e após a formação eles contarão com orientações e acompanhamento mensal das ações desenvolvidas em seus projetos, oferecidas pela equipe técnica pedagógica da Sicredi em suas unidades de ensino.

 

Programa União Faz a Vida

O Programa UFV, que tem metodologia própria com base no currículo escolar e foi desenvolvido através de projetos educacionais cooperativos, possibilita aos alunos construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, com a prática de educação cooperativa, contribuindo assim para a educação integral de crianças e adolescentes.

Com a proposta de trabalho do UFV, os alunos são protagonistas do processo de aprendizagem e contam com o apoio dos educadores, pais e comunidade. “Através da busca de cooperação e cidadania, de fazer com que as crianças trabalhem essas duas frentes, iniciamos a formação dos professores com um assessor pedagógico que já faz parte do programa. Ele trabalhará com os professores a questão do protagonismo com as crianças, ou seja, a criança que irá decidir quais serão os projetos que serão estudados nas suas salas”, explica o gerente regional Nicoletti.

No Brasil o Programa já está em 300 municípios e cerca de 30 mil professores participam da formação das crianças e adolescentes.

Acordo assinado tem por objeto a implementação de metodologia de educação cooperativa baseada em projetos para o desenvolvimento de princípios de cooperação e cidadania.
Acordo assinado tem por objeto a implementação de metodologia de educação cooperativa baseada em projetos para o desenvolvimento de princípios de cooperação e cidadania

Outras notícias

COMPARTILHAR