obras bosque

A prefeitura de Araras iniciou as obras de contenção da voçoroca em área localizada nas proximidades da Rua Antônia Maria Milanelo, no Bosque de Versalles. Nos últimos anos, a área tem sofrido erosões, principalmente em períodos de chuvas torrenciais. Vários moradores do bairro reclamavam da situação da ponte, inclusive foi assunto divulgado em matéria do Opinião no dia 7 de junho deste ano.

A moradora Isabel Cristina, na época deu o seguinte relato sobre a situação. “Desde 2003 estou entrando em contato com a Prefeitura e em 2013 falei até com vereador. Mas, até agora ninguém veio resolver. Sem falar do mato alto que traz até cobra para dentro das nossas casas”.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, a velocidade das águas pluviais provocou o que é chamado de voçoroca, fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão. “A enxurrada também acabou por levar parte da vegetação, intensificando a erosão”.

Para sanar o problema estão sendo feitos serviços de recomposição e reforço do talude de terra, recomposição do canal, além da instalação de dissipadores com rachões (pedras de contenção da velocidade das águas) e gabiões (estruturas armadas, flexíveis, drenantes com formato retangular), que evitam a erosão em encostas.

Além disso, a prefeitura informa que será construído um muro de contenção como maneira de proteger as fundações da passarela utilizada para pedestres localizada na área que é uma APP (Área de Preservação Ambiental).

Após todas as etapas concluídas, ainda será feito o replantio de árvores nativas em áreas com carência de vegetação.

As obras contam com investimentos de R$ 130.800,00 e são executadas pela empresa Oliveira & Dias, vencedora da licitação realizada na modalidade tomada de preços.

(Gabriela Grigoletto) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*