Novo sistema foi apresentado ontem, dia 10, durante coletiva de imprensa. Legenda Iluminação 2: Para solicitar reparos da iluminação em Araras, basta acessar o site da prefeitura e fazer um simples cadastro.
Novo sistema foi apresentado na última sexta, dia 10, durante coletiva de imprensa.
Legenda Iluminação 2: Para solicitar reparos da iluminação em Araras, basta acessar o site da prefeitura e fazer um simples cadastro.

A prefeitura de Araras realizou na manhã de ontem, dia 10, uma coletiva de imprensa para anunciar o novo sistema online para solicitação de reparos de iluminação pública da cidade. O evento para apresentação do formulário online aconteceu no Centro “Leny de Oliveira Zurita”, o link está disponível no site da prefeitura (araras.sp.gov.br). Para enviar a solicitação é só acessar o link em amarelo na parte superior do site com o escrito: “troca de lâmpadas?” e fazer o cadastro.

“Fazemos aqui uma autocrítica a iluminação pública, sabemos que precisamos melhorar. Esse sistema nada mais é que uma espécie de um link, ele tem um dispositivo em que a população poderá fazer sua reclamação de uma forma objetiva e simples. Isso vai gerar uma ordem de serviço (protocolo) praticamente online para a empresa, esta que irá até o local para resolver o problema”, explica o Secretário Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, Fábio Franco.

Araras estava trabalhando até dois meses atrás com a empresa Tecnolumen Iluminação Urbana Ltda, de Ribeirão Preto, mas o contrato terminou e foi feita uma nova licitação. Agora a empresa responsável pela manutenção do parque luminotécnico de Araras é a empresa Ilumitech Construtora Ltda. De acordo com Fábio Franco, a empresa começou a trabalhar em Araras na última quarta-feira, dia 8. “Antes desse sistema, o munícipe ligava no 156 para fazer a reclamação, isso gerava um protocolo – um papel, e uma vez por semana a empresa passava recolher esses papéis. Isso passava posteriormente pela ouvidoria e demorava uma semana ou até 10 dias para que essa ordem de serviço estar disponível e a empresa fazer o serviço. Agora esse novo sistema vai agilizar esse processo”, salienta Fábio.

Válido ressaltar que o telefone 156 continua funcionando e o munícipe pode fazer a solicitação de reparo por esse meio, mas agora a prefeitura disponibilizou esse novo sistema Online que pode ser acessado via tablets ou smartphones.

Com a nova empresa, o secretário explicou que todas as peças removidas nos serviços, como braços e lâmpadas , serão levados para o canteiro da prefeitura e no final do mês a fiscalização da Secretaria Municipal de Planejamento vai conferir cada peça trocada para dar baixa e fazer o encaminhamento para o pagamento.

“Nossa expectativa agora é atender 30 a 40 pontos por dia. Recebemos de 15 a 20 solicitações por dia, quando conseguirmos sanar as demandas antigas, acreditamos que a empresa conseguirá atender a todas as solicitações por dia. Quanto mais ela faz, mais ela ganha”, explica Fábio Franco.

Os problemas mais comuns relatados pela população segundo Fábio Franco continuam sendo lâmpadas queimadas ou que não se apagam durante o dia e também problemas com chaves magnéticas que, não raro, ocasionam ‘apagões’ em vários postes de uma mesma via, de forma contínua. A Prefeitura segue responsável pelos reparos em lâmpadas e acessórios de iluminação, não respondendo por danos em postes, transformadores, fiações, entre outros serviços mais complexos, estes são de responsabilidades da Elektro Eletricidade S/A.

 

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