A Prefeitura explica que falsa-seringueira será cortada para evitar acidentes com pedestres e alunos da escola

Corte foi recomendado pela Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil; troncos secos geram riscos de queda e acidentes

A Prefeitura decidiu derrubar uma falsa-seringueira (ficus benjamina) na Emei Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, situada no Jardim Belvedere. A ação acontecerá na segunda-feira (21), a partir das 7h30. A opção pelo corte ocorreu após laudos da Polícia Militar Ambiental, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Defesa Civil de Araras, comprovando o risco de acidentes com a queda de troncos. Como as aulas do ano letivo serão retomadas no próximo dia 4 de fevereiro, a Prefeitura optou por cortar a falsa-seringueira no dia 21 de janeiro, duas semanas antes.

Vários troncos da referida árvore já caíram dentro da escola e até na calçada, mas sem ocasionar acidentes. A pedido da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, uma equipe da Polícia Militar Ambiental foi até o local e constatou os riscos de novas quedas. “Por se tratar de espécie arbórea exótica inserida em área urbana, estando em área particular e fora de logradouro público, não há necessidade de autorização específica para poder realizar o corte ou supressão, cabendo apenas formalidades por parte da Secretaria de Meio Ambiente”, diz o relatório da Polícia Militar Ambiental.

Com os laudos em mãos, o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Cerri Júnior, comunicou oficialmente nesta semana o corte ao Ministério Público e à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). “O risco de queda de troncos existe, então optamos em cortar essa árvore para evitar qualquer acidente, principalmente com os alunos da escola”, comentou Cerri.

A ação do corte na manhã de segunda-feira envolverá equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (corte), Secretaria Municipal de Segurança (Defesa Civil e Demutran) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura.

Mais notícias