Os vereadores aprovaram por unanimidade a prorrogação do prazo de funcionamento da Comissão Temporária de Assunto Relevante que visa debater com a comunidade local a saúde pública, bem como a elaboração de políticas públicas de saúde para o Município de Araras. A votação ocorreu na sessão camarária desta segunda-feira, dia 27.

A Comissão é composta pelos vereadores Mário Corrochel Neto (PP – Partido Progressista), Eder Donizeti Muller (Pros – Partido da Ordem Social), Eduardo Elias Dias (PHS – Partido Humanista da Solidariedade), Anete Monteiro Dos Santos Casagrande (PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira) e Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT – Partido dos Trabalhadores).

Após a sessão ordinária, foi realizada ainda uma extraordinária para votar a autorização da celebração de convênio com a Associação Marcos Mercadante de Judô, visando à realização do “Campeonato Paulista Sub 21” no Município de Araras.

O convênio prevê o repasse de R$ 20 mil para a Associação realizar o “Campeonato Paulista Sub 21 de Judô”, que acontece em Araras no dia 2 de maio. “A organização do evento, desde o recebimento dos jogadores, hospedagem, alimentação e o que mais for necessário, será de responsabilidade do conveniado”.

Esportista reclama de falta de apoio

Professor José Calixto fala na Tribuna Livre sobre a falta de investimento no esporte

O professor José Calixto fez uso da Tribuna Livre para debater a atual situação do esporte no município de Araras. O professor acredita que não existe políticas públicas eficientes para a categoria.

Segundo Calixto, o Conselho de Esporte criado em Araras ainda não ofereceu a estrutura necessária para o fomento das atividades educacionais, sociais e esportivas do município, além de, até o momento, não possuir em seu quadro de funcionários efetivos nenhum cargo de professor, técnico esportivo ou semelhante. Os que lá atuam voluntariamente, além de técnicos, professores e atletas, estão buscando outras formas de sobrevivência devido aos poucos recursos e condições para a continuidade dos projetos e seus trabalhos.

“A Secretaria de Esporte não oferece curso de educação continuada aos profissionais de esporte, como acontece na Secretaria de Educação, entre outras. O professor de educação física busca por conta própria a sua formação, e muitos deixam de fazê-la por falta de condições financeira”, disse Calixto.

“Parabenizo os profissionais e responsáveis dessa secretaria (esporte) e seus comprometimentos, pois tudo tem sido feito com maestria, competência e muita força de vontade. Com isso temos recebido excelentes elogios pelos resultados conquistados e pela forma brilhante que estamos conduzindo os eventos esportivos (…) Deixo meu apelo para que se faça algo urgente ao esporte ararense”, finalizou.


Adote uma árvores

O diretor do Departamento de Meio Ambiente de Araras, o engenheiro Raul de Barros Winter a convite da presidente da Câmara Municipal, Magda Carbonero Celidorio (PSDC – Partido da Social Democracia Cristã) e a pedido do vereador Francisco Nucci Neto (PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro) falou sobre o programa “Adote uma praça”.

Winter começou seu discurso falando sobre o início do Departamento de Meio Ambiente. Além de fazer um balanço sobreo setor, também falou sobre a lei nº 3.303, de 21 de maio de 2011 que autoriza convênios e/ou termos de cooperação com a comunidade em geral, visando promover a manutenção e conservação de vias, praças e logradouros públicos.

Por meio dessa lei, Winter explicou que fez uma pesquisa entre as demais cidades da região para ampliar os conhecimentos sobre o “Adote uma praça”. Todos os levantamentos, de acordo com o diretor, foram enviados ao Poder Executivo para análise das possibilidades e viabilidades do projeto.

“Eu queria dizer que estamos envolvidos muito na arborização do município, temos algumas dificuldades, mas estamos vencendo isso”, disse o diretor.

O vereador Nucci explicou o motivo do pedido do pronunciamento de Raul. “Eu acho muito importante que a população saiba dessas informações”.

O vereador Marcelo de Oliveira (PRB – Partido Republicano Brasileiro) falou sobre a importância do Departamento e sobre a atuação dele na cidade.

“É muito importante esse debate em relação ao meio ambiente no município”, disse o vereador Vladevir Calor Anadão – Prof. Dê (PT), que também elogiou ações do Departamento na cidade.

O vereador Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS) comentou sobre o projeto. “Araras já foi a cidade das árvores, então esse projeto vai ser muito importante para que possamos voltar a ser o que éramos”.

“É muito importante sua vinda aqui, para explicar sobre esse projeto que traz tantos benefícios e qualidade de vida para a população”, disse o vereador Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT).

O vereador Breno Cortella (PT) também falou das ações desenvolvidas pelo setor. “O trabalho realizado por vocês é muito persistente e tem aparecido cada vez mais na cidade”, ressaltou.


Araras na Medida Certa acontece na noite de hoje

A Câmara Municipal de Araras realizará a terceira reunião do programa “Araras na Medida Certa”, iniciativa do vereador Francisco Nucci. A atividade ocorre hoje, dia 29, às 19h, no Plenário “Ver. Bruno Moysés Batistela”.

Durante a reunião, a nutricionista Cláudia Maria da Silva Madruga irá discursar sobre o Programa “Alimente-se Bem” desenvolvido pelo Sesi (Serviço Social da Indústria), com a proposta de mostrar que é possível ter uma alimentação saudável e sem desperdícios.

Os participantes irão passar novamente pelos procedimentos de pesagem e medidas para conferir os resultados desde a última reunião. A nutricionista Marcela Franzini Rasxid irá fazer o acompanhamento de cada participante.

O programa “Araras na Medida Certa” tem como objetivo incentivar pessoas a adquirir hábitos saudáveis por meio da reeducação alimentar, informar a respeito do valor nutricional dos alimentos e estimular seu consumo, além de promover a assimilação destes conceitos dentro do universo familiar e minimizar os aspectos da atual saúde pública associados a importância da prática de atividades físicas.

Mesmo quem não esteve presente em reuniões anteriores pode aderir ao programa. Basta comparecer no início da palestra e preencher um formulário com um dos atendentes presentes. (Com informações da Câmara de Araras)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*