Araras atende em dois postos: um no CAM Guerino Bertolini e outro no CAM Antonio Casadei Créditos: Secom/PMA
Araras atende em dois postos: um no CAM Guerino Bertolini e outro no CAM Antonio Casadei
Créditos: Secom/PMA

O Procon Araras realiza até o dia 30 de maio, mutirão online de renegociação de dívidas.  A ação permitirá ao consumidor e aos MEIs (Microempreendedores Individuais) solicitar a renegociação de suas dívidas com instituições financeiras sem sair de casa, por meio do site www.consumidor.gov.br.

Para participar, o consumidor ou MEI deve acessar a plataforma www.consumidor.gov.br e fazer o registro para receber um login e senha. A partir disso, basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos.

Após finalizar o registro, o fornecedor tem o prazo de até 10 dias para apresentar uma resposta.

“Essa é uma ótima oportunidade para que os consumidores “superendividados” e os Microempreendedores Individuais possam renegociar suas dívidas ganhando algum desconto e com isso reduzir a restrição em seu CPF para poder voltar a ter seu crédito parcelado liberado na praça”, comenta o diretor do Procon Araras, Kleber Luzetti

Além de representar um esforço conjunto dos setores público e privado para oferecer melhores oportunidades de renegociação, a iniciativa tem como um dos seus principais objetivos sensibilizar os consumidores e fornecedores sobre a importância da educação financeira na prevenção do superendividamento e na estruturação de uma vida financeira saudável.

Assim, durante o período da ação, os consumidores e MEIs que buscarem a renegociação por meio da plataforma irão receber indicações de materiais educativos e cursos de educação financeira. Uma das opções de destaque é o curso “Gestão de Finanças Pessoais”, ofertado gratuitamente pelo Departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil.

O mutirão integra a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, ação realizada conjuntamente entre o Procon Araras, Fundação Procon SP, Senacon, Banco Central do Brasil, Sebrae, Febraban e Serasa.

Micro e Pequenas Empresas terão outros canais de atendimento
Ainda na 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Serasa também vão oferecer um serviço de renegociação de dívidas pela internet às micro e pequenas empresas.

Para participar da ação, o empresário deve acessar o Limpa Nome Online Empresas (www.limpanomeempresas.com.br) e efetuar o cadastro. Ao se cadastrar, o empresário terá acesso aos débitos de seu CNPJ e poderá negociá-los diretamente com as empresas participantes, que podem ser visualizadas no menu lateral na mesma página.

Ao escolher e clicar no nome da empresa serão apresentados os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat) para renegociar e as pendências. As micro e pequenas empresas que buscarem a renegociação durante o período da ação conjunta também vão receber informações sobre a gestão de finanças e indicação de cursos de educação financeira.

Antes de fazer uma renegociação é importante se preparar. Alguns empresários acabam misturando as contas da empresa com os gastos pessoais e essa iniciativa pode colocar em risco tanto o negócio, quanto as finanças pessoais. Para ajudar esses empresários, a Serasa disponibiliza gratuitamente o e-book “Como se preparar para a negociação de dívidas”, com uma série de dicas.

(Com informações da Secom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*