
Créditos: Arquivo Opinião
Assembleia Geral de estudantes, professores e TA (técnicos administrativos) foi apoiada e convocada pelo DCE (Diretório Central de Estudantes) e acontece hoje, dia 9, no Anfiteatro do CCA (Centro de Ciências Agrárias) da UFSCar Araras.
“Nós professores estamos aguardando o posicionamento da AdUFSCar (Sindicato dos Docentes em Instituições Federais de Ensino Superior dos Municípios de São Carlos, Araras e Sorocaba) sobre a legitimidade da greve para que possamos participar da Assembleia Geral”, disse o professor de licenciatura em didática e meteorologia, Anselmo Calzolar.
No campus de São Carlos/SP, a paralisação acontece desde o dia 19 de maio e já houve fechamento de prédios de aulas teóricas. Segundo o G1, os alunos são contra o governo de Michel Temer (PMDB), cortes nos orçamentos da Educação e da Saúde, mudanças no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a extinção da Controladoria Geral da União e a reforma da Previdência. Também são contrários à cobrança de cursos de pós-graduação em universidades públicas e ao programa “Escola sem Partido”, que propõe impedir professores de opinarem sobre política e religião em sala de aula. No entanto, os professores da instituição não aderiram ao movimento.
(Maria Rita Zuliani)