Em recesso desde dezembro, o Programa Escola da Família retornou às atividades no último sábado (4), em todo o Estado. Segundo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, cerca de 2 mil escolas reabriram as portas no final de semana.
Em Araras, o programa funciona na E.E. “Professora Joanita Kammer Martins Pereira”, localizada no José Ometto 2, zona

leste. As atividades ocorrem aos sábados e domingos, das 9h às 17h, com diversas oficinas gratuitas voltadas à cultura, esporte, prevenção à saúde e geração de renda. As ações são desenvolvidas pelos universitários bolsistas do programa, que são capacitados pela Diretoria de Ensino de Pirassununga, e destinadas a todas as idades.
Entre as atividades estão futsal, dama, xadrez, danças, crochê, artesanatos com material reciclável e com bordados em miçangas, além de pintura em guardanapos com giz de cera, bordados com ponto cruz e padaria artesanal. Para participar das oficinas basta comparecer à unidade. Mais informações podem ser obtidas com a vice-diretora do PEF em Araras, Rita de Cássia Severino, pelo telefone (19) 99694-0606.
Seja um voluntário
O foco, em 2017, são as ações de incentivo ao trabalho voluntário. Para isso, a Secretaria da Educação definiu para fevereiro o período de cadastro de interessados. Para participar do programa, não é preciso ser estudante da rede estadual. Basta criar um projeto em um dos quatro eixos do PEF: cultura, esporte, prevenção à saúde e geração de renda. Os temas devem se adequar ao público de cada unidade também. O termo de adesão está disponível no Portal da Educação (educacao.sp.gov.br/escoladafamilia).
Em breve, também estarão abertas as inscrições para novos bolsistas universitários para o ano de 2017.