O presidente da Emhaba (Empresa Municipal de Habitação de Araras), Jackson de Jesus, fez uso da Tribuna Livre na sessão camarária desta segunda-feira, dia 21, a pedido da presidente da Casa, vereadora Magda Carbonero Celidorio (PSDC – Partido Social Democrata Cristão), o presidente da Emhaba esteve na sessão para dar esclarecimentos sobre o Programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal.

Para mostrar alguns dados, Jackson trouxe documento com números das famílias que possuem idosos e deficientes em sua composição familiar. “Gostaria de falar objetivamente quais os próximos passos e ações futuras que a Emhaba vai realizar e trouxe para os vereadores um documento em que mostra que há 244 idosos classificados que se inscreveram e tinham condições de participar do programa, tendo sido atendidos 73 destes idosos. Partindo deste cadastro, restariam 171 idosos”.

Jackson ainda completou: “A segunda planilha do documento trata dos deficientes. Do total de cadastros classificados, tínhamos 175 referentes a pessoas deficientes, dos quais 90 foram atendidos, restando apenas 85 deficientes”, disse o presidente, que ainda destacou o fato da cota obrigatória do programa habitacional ser equivalente a 3% para idosos e 3% para deficientes.

Jackson também falou sobre a possibilidade de se discutir, até mesmo por meio de indicação feita pelos vereadores, o aumento desta cota. “Isso é para garantir que este idoso ou deficiente totalmente dependente do seu ascendente ou descendente tenha uma priorização de atendimento. Seria a contemplação independente de sorteio, para este tipo de caso específico”.

Sobre o sistema de faixas de renda do programa habitacional, Jackson explicou que o “Minha Casa, Minha Vida” terá novas regras. Anteriormente, havia a divisão em Faixa 1, Faixa 2 e Faixa 3. Já os novos contratos contemplam beneficiários de renda intermediária, denominada de Faixa 1,5 – que será para famílias que ganhem acima de R$1.800, mas não ultrapassem os R$2.300,00 e não haverá a consulta de crédito para este grupo.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*