Orientados pela professora Carolina Ghirardini, alunos do projeto Ativa Idade realizam alongamento antes dos exercícios – Crédito: Renata Meneghin/Secom
Orientados pela professora Carolina Ghirardini, alunos do projeto Ativa Idade realizam alongamento antes dos exercícios – Crédito: Renata Meneghin/Secom

O Projeto Ativa Idade foi retomado pela Prefeitura de Araras e oferece aulas gratuitas de ginástica localizada e de dança, além de caminhadas a pessoas com idade mínima de 40 anos.

Coordenadas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Atividades Motoras, as aulas são realizadas em sete núcleos: Ginásio de Esporte Nelson Rüegger, Cedinsa (Jardim Cândida), Centro Comunitário do Residencial Heitor Villa-Lobos, CEU José Olavo Paganotti (José Ometto 1), Caic (Parque Tiradentes), salão paroquial da comunidade do Divino Espírito Santo (Parque das Árvores), salão paroquial da igreja de Santo Antonio (Santo Antonio).

“Esta é uma maneira de estimular a prática esportiva entre pessoas de todas as idades. Fizemos algumas modificações e retomamos as atividades em vários pontos da cidade. Temos quase 300 alunos já participando das aulas e este número deve aumentar ainda mais”, disse o secretário Joílson dos Santos Souza.

Os movimentos e coreografias são adaptados para garantir que todos os participantes possam realizá-los com tranquilidade e segurança. “Quanto mais atividades físicas, menos problemas de saúde. Os exercícios trabalham memória, coordenação motora, concentração, além de ser uma forma importante de sociabilização entre os alunos”, explica a professora Carolina Ghirardini, coordenadora do projeto.

Alunos rezam no fim da aula realizada no Ginásio de Esporte Nelson Rüegger  – Crédito: Renata Meneghin/Secom
Alunos rezam no fim da aula realizada no Ginásio de Esporte Nelson Rüegger – Crédito: Renata Meneghin/Secom

O projeto tem ainda atividades desenvolvidas junto aos integrantes do Centro Dia do Idoso Orlando Denardi (Picão), que funciona no Centro de Convivência da Terceira Idade Hilda Masson Bordin Maretto (antiga AABB). “O objetivo é possibilitar mais qualidade de vida às pessoas que permanecem no local durante o dia. Por meio das atividades, buscamos fortalecer braços e pernas, além de melhorar a circulação sanguínea”, explica a professora.

Os idosos permanecem no Centro Dia das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, participando de atividades esportivas, culturais e recreativas, além de serem acompanhados por profissionais de saúde e de assistência social. No final da tarde, os idosos retornam para casa. As aulas do projeto Ativa Idade acontecem no local às terças e quintas-feiras, às 8h.

(Com informações da Secom).

Onde e quando acontecem as aulas

Ginásio de Esporte Nelson Rüegger

Segundas, quartas e sextas-feiras – 7h

Cedinsa (Jardim Cândida)

Terças e quintas-feiras – 8h30

Salão da comunidade do Divino Espírito Santo (Parque das Árvores)

Segundas e quartas-feiras – 7h

Salão comunitário da Igreja de Santo Antonio

Segundas e quartas-feiras – 8h15

Centro Comunitário do Residencial Heitor Villa-Lobos

Terças e quintas-feiras – 7h

CEU José Olavo Paganotti (José Ometto 1)

Segundas e quartas-feiras – 15h

Caic (Parque Tiradentes)

Segundas e quartas-feiras – 16h15

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*