O professor de educação física José Calixto ocupou a Tribuna Livre da Câmara Municipal na 17ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (23) Crédito: Diretoria de comunicação da Câmara Municipal de Araras
O professor de educação física José Calixto ocupou a Tribuna Livre da Câmara Municipal na 17ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (23)
Crédito: Diretoria de comunicação da Câmara Municipal de Araras

A Câmara Municipal aprovou em sua 17ª Sessão Ordinária, na última segunda-feira, dia 23, projeto de Lei que autoriza mulheres e idosos a desembarcarem do transporte público fora dos pontos convencionais entre o horário de 22 à 0 horas. O projeto é de autoria do vereador Erinson Mercatelli (PSB).

Na justificativa apresentada em sua propositura, o autor diz que a finalidade do projeto é reduzir a vulnerabilidade de mulheres e idosos que utilizam os ônibus do sistema de transporte público urbano no período noturno, e que são obrigados a descerem em pontos de parada convencionais, ficando sujeitos a roubos e violências físicas e sexuais.

Os trajetos das linhas de ônibus não serão alterados. A Empresa Municipal de Transportes Coletivos – TCA será responsável pela divulgação do direito através de cartazes afixados dentro dos coletivos e por meio dos motoristas e cobradores.

O projeto será encaminhado na forma de autógrafo para eventual sanção e promulgação do prefeito municipal.

 

 

Legislativo aprova denominação de rua no bairro Jardim Planalto 

 

O projeto de Lei de autoria do vereador Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS), que denomina como rua Luiz Timachi a via pública atualmente descrita como rua 2 do bairro Jardim Planalto, recebeu aprovação dos integrantes da Câmara Municipal durante a 17ª Sessão Ordinária.

O homenageado com a denominação é natural de Araras. Viveu na zona rural, trabalhando como agricultor e administrador de fazenda. Depois de muitos anos nessas atividades, tornou-se radialista, conquistando popularidade no município. Foi uma pessoa sempre voltada para a assistência social às famílias carentes. Faleceu aos 68 anos de idade, em 2001.

O projeto será encaminhado na forma de autógrafo para eventual sanção e promulgação do prefeito municipal.

 

 

José Calixto debate sobre o esporte na tribuna livre

 

José Calixto professor de educação física foi o responsável pela palavra na tribuna livre da última sessão ordinária da Câmara Municipal de Araras. Calixto falou sobre o esporte no município, trazendo o questionamento “Esporte ararense: evolução ou recessão?”. Durante o uso da tribuna livre, ele citou os tipos de dimensões do esporte e que todo público deveria ter acesso a essa área. “É preciso que as oportunidades esportivas alcancem todo o público. A política pública do esporte é classificada em três principais dimensões: o esporte educacional, o esporte de participação ou de lazer e o esporte de rendimento, com objetivo de alcançar os resultados em competições”, explica.

Calixto também falou a respeito do orçamento de 2016 aprovado para a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, através da Lei Municipal nº 4.813, de 23 de novembro de 2015. “Ela estabeleceu o orçamento de R$ 3.460.000,00 para o setor. Em 2014 foi criado o Conselho Municipal de Esportes – Comues para auxiliar o desenvolvimento de projetos esportivos da temporada. Infelizmente, até o final de maio, a Prefeitura autorizou somente a aplicação de R$ 300.000,00 por parte do Conselho”, relatou.

Para o orador, o Conselho não conseguiu ter sua efetiva atuação até o momento pela falta de liberação dos recursos. E pediu o apoio dos integrantes do Poder Legislativo em relação à situação.

Ao final da explanação, os vereadores debateram com Calixto a situação do orçamento para a área de esporte, e ainda, a atuação do Conselho.

 

Vereadora Anete entrega moção a Escola Padovani

 

A vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande entregou moção de congratulação a Escola Estadual “Professor Vicente Casale Padovani”, na zona sul da cidade, pelo Projeto de Prevenção Contra o Aedes Aegypti. “É com imensa satisfação e alegria que apresento através da Câmara Municipal de Araras essa moção de congratulações para Escola Padovani pelo projeto de combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, Zica vírus e Chikungunya.”

A unidade escolar é localizada no Conjunto Habitacional Narciso Gomes, o qual integra a zona Sul, região declarada em estado de emergência pela Secretaria Municipal de Saúde com 163 casos positivos de dengue neste ano. O projeto desenvolvido pelos alunos consiste em mobilizar a comunidade para reduzir criadouros do mosquito em residências, estabelecimentos e demais imóveis do bairro. Os alunos realizam quinzenalmente encontro com as lideranças do grêmio estudantil – “Menor idade, maior responsabilidade” e representando de classes. O projeto conta ainda com parceria das secretarias municipais de saúde e educação, que através de profissionais específicos participam de rodas de debates sobre o assunto.

“Quero agradecer a esta câmara, em especial a professora Anete pelo reconhecimento pelo trabalho que vem sendo realizado em nossa escola. Estamos com esse projeto desde o ano passado, e após as últimas notícias referente aos casos de dengue em nosso bairro, resolvemos intensificar as nossas ações”, agradece a vice-diretora Suzane Rose fazzi que representou a diretora da escola Renata Fernandes que está em férias.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*