Segundo a Educação, mais de 1 milhão de alunos  terão o nível de aprendizado avaliado na edição deste ano

Exames são realizados em todas as 5 mil unidades da rede e medem o domínio e habilidades básicas dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática

Segundo a Educação, mais de 1 milhão de alunos  terão o nível de aprendizado avaliado na edição deste ano
Segundo a Educação, mais de 1 milhão de alunos  terão o nível de aprendizado avaliado na edição deste ano

As provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo) 2017 serão aplicadas entre hoje e amanhã, dias 8 e 9, em todas as unidades da rede estadual paulista. O objetivo é identificar as habilidades e competências de crianças e jovens de cada etapa e a eficiência do currículo adotado em São Paulo.

De acordo com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, mais de 1 milhão de alunos matriculados nos 3º, 5º, 7º (por amostragem) e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio terão o nível de aprendizado avaliado na edição deste ano. A última edição, em 2016, revelou que, segundo dados apontados pela Educação, a rede estadual continua avançando. No Ensino Médio, ciclo considerado mais desafiador, a média foi 2,30, contra os 2,25 registrados em 2015. Houve também avanço nos Anos Iniciais: 5,40 (uma diferença de 0,15 ponto em relação aos 5,25 do ano anterior).

O Saresp é a principal ferramenta de avaliação externa adotada pela Secretaria. Os dados extraídos subsidiam o planejamento dos professores e as metas das escolas estabelecidas pelo Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), além do cálculo do bônus por mérito dos servidores. (Com informações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)

Durante a prova

Os exames são realizados em todas as 5 mil unidades da rede e medem o domínio e habilidades básicas dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.

Em Araras, as aulas ocorrerão normalmente e os alunos que participarão do exame farão a prova e em seguida retornarão às salas de aula. Vale ressaltar que durante os dois dias de avaliação, as secretarias das escolas estaduais do município não farão atendimento ao público.

Escolas Municipais de Araras não participarão do exame

Em Araras, as escolas da rede municipal de ensino não participarão das avaliações este ano. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, os alunos das escolas municipais não farão as provas do Saresp 2017 por conta das avaliações não serem mais enviadas pelo Estado, a não ser que as mesmas sejam impressas pela pasta. Vale ressaltar que, para as Prefeituras e escolas particulares, o exame não é obrigatório.

No entanto, os alunos da rede municipal farão a avaliação do Iapel (Índice de Avaliação Pedagógica Local).

César Foguel

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*