Petistas reunidos na Câmara de Araras

A etapa municipal do V Congresso Nacional do PT, aprovou resolução referente a tática eleitoral visando as eleições de 2016 no último sábado, dia 9, na Câmara Municipal. Durante quase quatro horas, os petistas avaliaram a conjuntura política nacional e municipal e definiram o restabelecimento do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) com vistas às eleições do ano que vem.

Petistas reunidos na Câmara de Araras
Petistas reunidos na Câmara de Araras

Ao abrir o evento, o presidente do PT, Vanderlei Bazílio Nascimento reconheceu as dificuldades do partido neste momento, mas destacou a diversidade de motivos para defender a história e os avanços que o partido vem promovendo no país ao longo dos últimos 12 anos e também no município de Araras.

“Precisamos nos municiar de informações para combater a onda de ataques e excessos que vimos sofrendo. É um confronto que se trava no campo das ideias e da informação. Precisamos fortalecer os argumentos e ampliar nossa mobilização em todos os setores e pontos da cidade”, disse Nascimento.

O prefeito Nelson Brambilla fez uma explanação sobre a conjuntura municipal, valorizando os feitos da gestão petistas desde 2009, que soma mais de R$ 500 milhões de investimentos só Governo Lula e Dilma em Araras. “Este governo, junto com o governo da presidenta Dilma, trouxe milhares de moradia para Araras e muitas outras ações para melhorar a vida das pessoas. É um governo que pensa nos anseios da população e precisa avançar cada vez mais”, disse.

Brambilla também destacou que o projeto do estatuto do magistério, antiga reivindicação dos educadores, está em tramitação na Câmara e contempla vários avanços à categoria. Também ressaltou a previsão na reforma administrativa da criação das coordenadorias de mulher, juventude e igualdade racial.

O líder da bancada do PT, vereador Valdevir Anadão – Prof. Dê, enfatizou a importância da militância para que mudanças continuem acontecendo. “Precisamos a cada dia fortalecer a militância e nosso diálogo com movimentos sociais, para capitanear os anseios legítimos da população e transformá-los em políticas públicas efetivas”.

A dirigente Roberta Barbinato teceu considerações com relação à conjuntura nacional e as pautas históricas dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, repudiando os retrocessos propostos pela Câmara dos Deputados, como o PL 4330.

 

Resolução

A resolução aprovada sábado pelos petistas de Araras consolidou a indicação do vereador Breno Cortella como pré-candidato a prefeito para o pleito de 2016. Como foi a única inscrição, o Encontro orientou o Diretório Municipal pela dispensa da realização de prévias, conforme aponta o Estatuto do partido.

Com relação às inscrições para vereadores e vereadoras, durante o encontro foram confirmadas 19 pré-candidaturas. “É um bom para iniciarmos os debates acerca das eleições proporcionais, com a possibilidade de trabalharmos com formação política e orientações para o exercício do cargo no Poder Legislativo”, acrescenta Vanderlei.

Nos próximos meses o PT Araras terá a tarefa de analisar eventuais lacunas e organizar possíveis ajustes para construir uma chapa ampla e que represente os ideais do partido.  Ela deverá representar importantes setores da sociedade que traduzam os legítimos anseios populares no Poder Legislativo municipal.

O restabelecimento do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), ainda neste mês, terá a importante tarefa de elencar uma agenda com o governo, os partidos aliados e as futuras alianças.  Muitos tem atuado desde a eleição suplementar de 2010. São lideranças, parlamentares e dirigentes que têm contribuído para o projeto de transformação de Araras, aponta a resolução.

Essa ação, segundo os petistas, permitirá que a agregação de outras forças políticas atualmente distantes, mas que podem estar realinhadas numa afinidade com o projeto de transformação e melhorias para a cidade. (Com informações do Diretório do PT)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*