O procedimento administrativo (nº 456/2015) instaurado pela Prefeitura Municipal de Araras contra a Coaf (Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar) com o objetivo de aplicação de sanções administrativas e rescisão contratual foi publicado no Diário Oficial do estado de São Paulo este sábado, dia 23.

Segundo as informações, os suspeitos estão sendo investigados por oferecer a funcionários públicos propina, que variavam entre 10% e 30% do total do contrato. O valor da propina era acrescido no preço final dos produtos, o que ocasionava um superfaturamento dos itens negociados entre a Cooperativa e as cidades do Estado.

Além de Araras, estão sendo investigadas na operação “Alba Branca”, as prefeituras de Paraíso, Novaes, Santos, Sumaré, Americana, Colômbia, São Bernardo do Campo, Campinas, Santa Rosa do Viterbo, Bauru, Mogi das Cruzes, Barueri, Araras, Cotia, Mairinque e Caieiras.

Na última terça-feira, dia 19, a Polícia Civil e o Ministério Público cumpriram na Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Araras um mandado de busca e apreensão de documentos e computadores para averiguação do caso na cidade.

Na última sexta-feira, dia 22, a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB – Partido da Social Democracia Brasileiro) e o vereador Eduardo Elias Dias, Du Segurança (PHS – Partido Humanista da Solidariedade) requereram à Polícia Civil e ao Ministério Público de Bebedouro, documentos e informações que fazem parte da operação “Alba Branca”.

Segundo informou a assessoria da vereadora, após coletarem informações sobre o Inquérito Policial 105/15, que tramita no 1 Distrito Policial de Bebedouro, os vereadores Anete Casagrande e Du Segurança encaminharão questionamentos para o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e para o Ministério Público local, com o objetivo de que investiguem não apenas os serviços prestados pela Coaf, mas toda a contratação de fornecedores de merenda escolar de Araras.
Maria Gabriela Córnia

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*