O Departamento de Meio Ambiente (DMA) esteve na última semana na Secretaria de Meio Ambiente do Estado para esclarecer dúvidas sobre a entrega do Relatório de Gestão Ambiental do Programa Município Verde e Azul, o que deve ocorrer no final de setembro.

Foram discutidos vários pontos sobre as 10 diretivas que englobam o programa e como Araras, por meio de suas ações, pode avançar no ranking estadual. “Este ano, os itens solicitados para análise das diretivas foram alterados. Por isso, decidimos esclarecer esses pontos para saber qual a melhor maneira de apresentar os dados e os resultados alcançados na cidade”, disse Bruna Fatoretto, responsável pela divisão de Educação Ambiental do DMA de Araras.

visita_meio ambiente 2-cor
Equipe do DMA junto do técnico da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, José Ricardo Lopes

Em 2014, o município ocupou a 175ª posição – em 2009 estava na 424ª. Inúmeras ações estão sendo realizadas pela atual administração em prol do meio ambiente, como as obras de macrodrenagem urbana para contenção de enchentes e a modernização do sistema de tratamento de esgoto de Araras – ambas realizadas por meio do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), ações de educação ambiental, plantios de árvores junto à comunidade e alunos da rede municipal de ensino, palestras para escolas municipais e estaduais, ações ambientais do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres Pró-Arara, além de medidas tomadas para o enfrentamento da crise hídrica.

O Programa foi instituído pelo Governo do Estado de São Paulo em 2007 e avalia o desempenho ambiental de cada município, em dez diretivas: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Participaram da reunião o técnico organizador da Coordenadoria de Planejamento Ambiente Secretaria de Meio Ambiente do Estado José Ricardo Lopes; o responsável pela divisão de Saneamento Ambiental do DMA de Araras Haroldo Domingos Mazon; responsável pela divisão de Educação Ambiental do DMA de Araras Bruna Fatoretto; responsável pela divisão de Arborização Urbana do DMA de Araras Daniel Kobori; responsável da agenda de fauna do DMA de Araras Mônica Cristina Risso de Brito.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*