Após baixíssimo nível de água reservada, a cidade de Araras enfim está com os níveis das represas do município se recuperando. De acordo com dados do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras), a represa Tambury/Santa Lúcia atingiu a marca de 74% de sua capacidade hídrica, já a represa  Hermínio Ometto/Água Boa se recupera mais lentamente e ainda tem o nível de 37%. Os dados são da última terça-feira, dia 7, e foram publicados no site www.usenaoabuse.com.br.

Embora as represas estão se recuperando, a Prefeitura ainda alerta a população quanto a reserva hídrica. “Os níveis só estão melhorando porque o Saema não está retirando água das represas, utilizando praticamente só o que o rio Mogi Guaçu nos fornece. O consumo precisa cair para que não precisemos de água das represas neste momento”, diz nota publicada no site.represas (1)

Ainda de acordo com o Saema, a represa Hermínio Ometto equivale a apenas 25% do sistema composto também pela Água Boa, que equivale aos outros 75%. “Embora a Hermínio Ometto esteja com boa recuperação, a Água Boa ainda está em estado inicial de recomposição de seu volume, situação ainda preocupante, tendo em vista a longa estiagem que se aproxima”, diz o site.

O site criado com o objetivo de informar e conscientizar sobre o uso da água. Baseado na campanha “Use, Não Abuse. Água – nosso grande desafio”, o objetivo da Prefeitura de Araras é economizar 7 milhões de litros de água ao dia e fazer com que a cidade consuma 25 milhões de litros diários, dentro do esquema de racionamento 12hx36h em vigor no município. Envolver a sociedade na mudança de hábitos e de cultura em relação à água, visando o uso racional do recurso.

Embora a cidade ainda esteja em racionamento, durante essa semana (até amanhã, dia 10) está suspenso para que a autarquia e a administração tenham um parâmetro mais concreto sobre o consumo diário na cidade, visando a definição de novas estratégias de combate à crise hídrica.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*