Reunião para definir o presidente e suplente da imprensa ararense aconteceu na manhã de ontem, dia 14, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda. Crédito: Gabriela Grigoletto
Reunião para definir o presidente e suplente da imprensa ararense aconteceu na manhã de ontem, dia 14, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda.
Crédito: Gabriela Grigoletto

O Comtur (Conselho Municipal de Turismo) está concluindo o quadro dos representantes de determinados segmentos para discutir projetos de turismo para cidade de Araras. Na última quarta-feira, dia 13, o grupo de taxistas da cidade foi ouvido pelo Conselho para eleger um presidente e suplente que participarão das reuniões do Comtur. Ontem, dia 14, foi a vez de eleger os representantes da categoria imprensa ararense e das universidades. O quadro é composto por sete representações do Executivo Municipal (1/3). São eles: representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda; Representante da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania; Representante da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Urbanos e Rurais; Representantes da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade; Representantes da Secretaria Municipal de Educação; Representantes da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Atividades Motoras e representantes do Departamento de Meio Ambiente. E 2/3 de demais segmentos, sendo: representantes da sociedade civil, especialista na área de turismo; representantes da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araras- ACIA; Representantes do SENAC; Representantes do SENAI; Representantes do SESI; Representantes das Agências do Turismo; Representantes dos proprietários dos hotéis, pensões, pousadas e restaurantes; Representantes dos artistas, músicos e artesões locais; Representantes do Teatro Estadual de Araras “Maestro Francisco Paulo Russo” e representantes de ONG’S culturais e ambientais.

As reuniões acontecem todas as primeiras segundas-feiras do mês, sempre às 15 horas. Durante esses encontros, é lida uma pauta com os projetos para discussão.

“Nos encontros existe uma troca de informação e experiência muito grande. É isso que está fazendo o turismo alavancar no munícipio”, destaca o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda, Leonardo Dias.

Durante a reunião para eleger os representantes da imprensa ararense, Leonardo Dias, citou que Araras está sendo vista de outra maneira.

“O turismo em Araras nunca foi tratado como está sendo agora. É a primeira vez na história da cidade que Araras conta com um plano municipal de turismo feito por pessoas técnicas. O Ministério do Turismo que fiscaliza e gerencia os departamentos turísticos do município está vendo Araras de forma diferente. Assim como foi mostrado em reportagem do Opinião na edição de quinta-feira, dia 14”, comemorou o secretário.

Um dos objetivos da atual Administração é fazer a cidade se tornar um município de interesse turístico, fato este que está mais perto do que a população pode imaginar. “Dentro de 30 a 60 dias esperamos que Araras seja contemplada como município de interesse turístico. Isso vai trazer verbas do Governo Estadual de no mínimo, segundo estimativa, R$ 500 mil para investir no turismo. Ou seja , essa verba vem para o município, e depois temos que prestar conta de como estamos gastando. Por isso, foi criado o Fundo Municipal de Turismo”, explica Leonardo.

 

Semana turística

 

De acordo com projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda, na semana da inauguração da Casa da Memória, que será dia 15 de agosto, e está sendo instalada  no prédio do Solar Benedita Nogueira , a Prefeitura pretende realizar a semana turística. O evento contará com a volta do programa Roda SP que aconteceu em Araras no final do ano passado, e consiste em passeios turísticos gratuitos para toda população. Inclusive neste ano, a Secretaria abrirá atividades para terceira idade, além de oferecer café da manhã, almoço e café da tarde.

“Disponibilizaremos quatro micro ônibus para passeios pela cidade, tanto para zona urbana como para rural. Vamos fomentar todo o comércio, todo o mecanismo da cidade e mostrar que Araras tem sim potencial turístico”, ressalta Leonardo Dias.

Foi anunciado também que em um futuro próximo, a Secretaria abrirá concessão para algum investidor abrir um restaurante no bairro do Elihu Root.

“Nós temos muitas riquezas na área rural da cidade. Muitas fazendas históricas que inclusive muitos que moram por lá se empolgaram e estudam a possibilidade de abrir hotéis fazendas”, finaliza Leonardo.

 

Bonde turístico

 

No final do ano passado a Prefeitura trouxe para cidade um bonde turístico que realizou trajetos pela cidade com cerca de 60 pessoas. O Decreto Municipal nº 6.212, que autoriza o Poder Executivo a implantar o serviço público de bonde turístico na cidade de Araras, foi publicado no dia 16 de junho deste ano, na imprensa oficial e também no Diário Oficial Eletrônico. O projeto, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado pela Câmara Municipal e tem como objetivo implantar o serviço para a realização de passeios nos pontos turísticos de Araras e, assim, contribuir para o desenvolvimento do turismo local. A previsão é que no dia 29 desse mês aconteça uma chamada pública para implantação do bonde turístico em Araras e que em agosto a nova atração comece a funcionar na cidade.

“A princípio o bonde fará dois trajetos, um pela região central da cidade e outro que expande o Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita” e o Parque Ecológico “Gilberto Ruegger Ometto”. Estima-se que o preço por passeio será de R$ 12,00 por pessoa, mas isso vai passar por uma revisão e depende também da inflação, mas será um preço acessível a todos”, explica o consultor em turismo, Murilo Ziani.

A escolha da empresa concessionária será por meio de concorrência pública. O município não terá custo algum com a manutenção do serviço, que será de total responsabilidade da empresa vencedora do processo.

(Gabriela Grigoletto)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*